ARSAT e a INVAP Argentina Acordaram Nova Modalidade de Gestão das Instalações de Testes Espaciais
Caros leitores e leitoras do BS!
Vocês se lembram da notícia publicada recentemente no BS sobre a liquidação da empresa CEATSA pelo governo argentino? A CEATSA era responsável pela realização de testes em satélites em Bariloche. Pois bem, no último dia 09/09, o portal da INVAP argentina anunciou que a ARSAT e a própria INVAP firmaram um novo acordo para a gestão das instalações de testes espaciais, garantindo a continuidade dessas atividades estratégicas.
De acordo com a norta da empresa platina, o Centro de Ensaios de Alta Tecnologia S.A. (CEATSA) foi criado em 2012 pela ARSAT e pela INVAP como um mecanismo de gestão conjunta de equipamentos e instalações destinados principalmente à realização de testes em satélites. Desde então, a empresa tem sido uma referência nacional nesse campo, prestando serviços de alto nível tanto para o setor espacial quanto para a indústria em geral.
Em 2021, ambas as companhias assinaram um convênio pelo qual a INVAP assumiu a gestão técnica e comercial do CEATSA, consolidando a operação dessas instalações em um modelo ágil e eficiente.
Em 2024, os sócios acordaram avançar para uma nova etapa: a dissolução da sociedade CEATSA e a continuidade da operação conjunta de seus equipamentos e instalações por meio de um convênio específico entre a ARSAT e a INVAP. Essa decisão responde, principalmente, a critérios de otimização operacional, administrativa e de custos, mantendo o compromisso de ambas as instituições com a excelência nos serviços prestados.
É importante destacar que a dissolução da razão social não implica mudanças no quadro de pessoal associado à instalação nem nos serviços oferecidos. As atividades continuarão sendo desenvolvidas com a mesma qualidade e abrangência desde sua criação, em benefício do setor espacial e da indústria argentina como um todo.
Aproveitamos para agradecer publicamente a um leitor, creio argentino, denominado FERNANDEZ pelo envio dessa informação.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário