Maiores Informações Sobre o Engenheiro de Software Capixaba Que Concorre a Uma Vaga Para Ir ao Espaço.

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: Divulgação
Briant Moreira de Oliveira, de 29 anos, pode levar uma pesquisa científica para o espaço.

Vocês se lembram da notícia que divulgamos na semana passada sobre o engenheiro de software capixaba Briant Moreira de Oliveira? Ele estava concorrendo a uma vaga em uma missão espacial com o objetivo de comprovar uma tese científica sobre os efeitos da microgravidade nos músculos, ossos e conexões neuromusculares. (relembre aqui)
 
Pois bem, essa matéria publicada pelo Jornal Online Folha Vitória, do Espírito Santo, deixou muitos pontos em aberto: não especificava qual seria a missão, nem detalhava o processo de seleção para a vaga. Em tempos como o que vivemos no Brasil, em que grande parte da imprensa tem propagado fake news ou notícias distorcidas para atender a interesses específicos do sistema, é fundamental investigarmos a fundo.
 
Foi então que chegaram até a minha pessoa duas reportagens — uma recente e outra mais antiga — que ajudam a esclarecer melhor essa história.
 
A matéria mais atual foi publicada no dia 05/09 pelo portal A Gazeta, também do Espírito Santo (veja aqui). Segundo a reportagem, o jovem capixaba está, na verdade, disputando uma das seis vagas oferecidas a candidatos de mais de 150 países. Dessas seis, cinco são destinadas à condução de experimentos no espaço. A missão está sendo organizada pela agência espacial SERA (Space Exploration and Research Agency), e o voo será realizado a bordo do Foguete New Shepard, da empresa Blue Origin, de Jeff Bezos. Trata-se de uma missão suborbital, semelhante àquela feita pelo brasileiro Victor Hespanha em 2022, quando participou como turista espacial de um voo com esse mesmo foguete.
 
Já a segunda reportagem (veja aqui), publicada em 03 de dezembro de 2020 no portal do jornal Gazeta Brazilian News, da comunidade brasileira na Flórida (EUA), nos foi gentilmente enviada pelo Dr. Claudio Egalon — a quem desde já agradecemos.
 
Essa matéria traz uma entrevista com o jovem capixaba, também conhecido como Elliot Briant, e revela outro ponto fascinante de sua trajetória. Na época, com 23 anos e ainda estudante de Ciência da Computação na Make School at Dominican University of California, Briant teria sido levado à NASA após descobrir — "por acidente", durante um projeto acadêmico — nada menos que 37 planetas fora do sistema solar.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários