Artigo: A Plataforma de Lançamento do MLBR Começa a Tomar Forma e Fica Pronta em 2026
Caros amantes das atividade espaciais!
Fonte: CENIC
Pois então compatriotas, o nosso amigo e apoiador Roberto Caiafa, do Blog CAIAFAMASTER publicou no dia 31/10 no portal latino infofefesa.com um interessante artigo trazendo maiores informações sobre a Plataforma de Lançamento do futuro Foguete Microlançador Brasileriro, o MLBR.
O MLBR é um foguete microlançador brasileiro projetado para colocar em órbitas baixas cargas leves como nanosatélites e microsatélites. Esse segmento do mercado espacial tem crescido rapidamente, impulsionado pela miniaturizaçãode componentes eletrônicos, que permite construir artefatos cada vez menores, mais baratos e com múltiplas aplicações comerciais, científicas e educacionais.
O Processo de Lançamento (liftoff rocket) do Microlançador Brasileiro vai utilizar uma Plataforma de Lançamento projetada sob medida e construída localmente, capaz de posicionar o foguete na orientação definida pela trajetória de voo prevista.
O sucesso dessa etapa é fundamental para consolidar a segurança e eficiência da missão, e reveste-se de caráter estratégico por integrar uma infraestrutura nacional para operações espaciais de alta complexidade em Alcântara.
Fonte: CENIC
Para seu lançamento, o veículo espacial MLBR será levado à plataforma com utilização de dispositivos próprios de movimentação em solo, sendo então realizada, na horizontal a união plataforma-foguete por meio de um sistema de trilhos, que guiará o foguete nos primeiros instantes, após a ignição do propulsor do primeiro estágio.
São então realizadas as conexões mecânicas, elétricas e eletrônicas entre veículo e plataforma, para que esta possa ser posicionada horizontalmente (azimute) e verticalmente (elevação), conforme o plano de lançamento previsto.
Tudo isto deverá acontecer nas instalações do Centro Espacial de Alcântara, órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia do Comando da Aeronáutica, que apoia decisivamente o Programa.
Fonte: CENIC
Launch Pad
A parte mecânica está sendo fabricada pela Almeida’s, parceira estratégica que também fornece componentes de alta precisão para a Embraer. Esse trabalho exige uma combinação pouco comum entre competência na precisão mecânica e capacidade de integrar estruturas de grande porte, algo essencial para este tipo de projeto.
A Almeida's Serviços Mecânicos, empresa responsável por desenvolver a rampa de lançamento do Microlançador Brasileiro (MLBR), é especializada no desenvolvimento de máquinas, ferramentas de montagem, dispositivos de içamento, gabaritos de inspeção e plataformas de acesso, atuando nas áreas de engenharia, fabricação e consultoria.
Fonte: Almeida's
![]() |
| A empresa Almeida´s está finalizando o desenvolvimento e posterior construção da rampa de lançamento do MLBR. |
Sob a liderança da CENIC, empresa main contractor do programa, e atuando em conjunto com a Plasmahub e outras companhias do consórcio, a Almeida's está finalizando o desenvolvimento e posterior construção da rampa de lançamento do MLBR.
Fabricadas e integradas as partes mecânicas, serão instalados os subsistemas eletrônicos de controle pela Concert Space, passando-se então aos testes funcionais da plataforma completa em ambiente real, no Campus da UNIVAP em São José dos Campos, que igualmente tem apoiado o desenvolvimento do MLBR.
Quando posta em operação, algo previsto para o final do primeiro semestre de 2026, o sistema de controle e acionamento da plataforma será responsável por comandar os movimentos de azimute e elevação do MLBR, mais de 34 toneladas sendo posicionadas com precisão de 0,1°, garantindo assim o posicionamento seguro do foguete antes da ignição.
A Plataforma também vai integrar os sistemas supervisão, monitoramento e segurança da operação, permitindo controle tanto local quanto remoto.
Essa Plataforma de Lançamento 100% nacional vai viabilizar ao Consórcio MLBR operar com alta confiabilidade e robustez, mesmo em condições desafiadoras.
Fonte: CENIC
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!





Comentários
Postar um comentário