Avio Vence Contrato de €40 milhões da ESA Para Projetar Estágio Superior Reutilizável

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Crédito: Avio / ESA

No dia de ontem (29/09), o portal European SpaceFlight informou que a Agência Espacial Europeia (ESA) concedeu à fabricante italiana de foguetes Avio um contrato de €40 milhões para projetar um demonstrador de estágio superior de foguete reutilizável.
 
De acordo com a nota do portal, a ESA publicou pela primeira vez um edital para o desenvolvimento da Fase 1 de um estágio superior reutilizável em março de 2024. Essa fase inicial teve como foco a “identificação das necessidades de maturação tecnológica para a demonstração do estágio superior reutilizável”. Embora a agência não tenha divulgado informações sobre as empresas envolvidas na Fase 1, tudo indica que essa fase durou aproximadamente 12 meses, culminando com a publicação do edital da Fase 2 em maio de 2025. De acordo com esse novo edital, a segunda fase incluiria atividades “até um marco de projeto crítico”.
 
No dia 29 de setembro, a ESA anunciou que havia concedido um contrato de €40 milhões à Avio para a Fase 2 do desenvolvimento do projeto. Ao longo dos próximos 24 meses, a empresa italiana deverá concluir os “requisitos do sistema e soluções tecnológicas da missão demonstradora, encerrando com um projeto preliminar tanto para os segmentos de voo quanto para os de solo”. Esse escopo de trabalho parece não atingir o marco de projeto crítico mencionado no edital original.
 
“Estamos aproveitando os avanços feitos em propulsão líquida avançada, reentrada, recuperabilidade e tecnologias de reutilização, complementando esforços em andamento para mitigar riscos nas demonstrações de estágios inferiores reutilizáveis. Isso apoia diferentes cenários possíveis, incluindo evoluções da família de foguetes Vega, bem como outros sistemas de lançamento totalmente reutilizáveis recém-definidos na Europa”, afirmou Giorgio Tumino, Conselheiro Técnico-Chefe de Transporte Espacial da ESA.
 
Embora poucos detalhes tenham sido divulgados sobre a proposta da Avio, um gráfico que acompanha o anúncio parece mostrar o primeiro estágio como um propulsor de combustível sólido P120C, que serve como primeiro estágio do foguete Vega C da empresa. Se o primeiro estágio for de fato um propulsor P120C e o estágio superior estiver em escala, o demonstrador completo provavelmente terá cerca de 36,5 metros de altura.
 
O estágio superior reutilizável mostrado na imagem se assemelha, pelo menos visualmente, ao Starship da SpaceX, sugerindo recuperação propulsiva. Em seu comunicado de imprensa de 29 de setembro, a Avio afirmou que utilizará sua experiência com sistemas de propulsão líquida do tipo methalox (metano e oxigênio líquido) no projeto, o que provavelmente indica que o estágio será alimentado por uma série de motores-foguete MR10 da empresa, atualmente em desenvolvimento para o estágio superior do futuro foguete Vega E.
 
Além de sua experiência com sistemas de propulsão líquida, o comunicado da Avio também afirma que utilizará o “conhecimento adquirido por meio do programa do veículo de reentrada Space Rider”. No entanto, a Avio não está envolvida diretamente na parte de reentrada do programa Space Rider. A empresa é contratante principal do módulo de serviço, que está desenvolvendo com base na plataforma do estágio superior do Vega C. Esse módulo de serviço, entretanto, não reentra na atmosfera. A Thales Alenia Space lidera o desenvolvimento do módulo de reentrada do Space Rider, com contribuições da Beyond Gravity, CIRA, SENER, GMV, Frentech, SABCA, ArianeGroup e CIMSA.
 
Brazilian Space
 
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