A NASA Está Usando as Montanhas do Colorado Como Curso Simulado de Pouso Lunar da Missões Artemis
Caros leitores e leitoras do BS!
Credito: Space Daily
No dia 11/09, o portal Space Daily noticiou que a NASA certificou um novo curso de treinamento de voo com helicópteros, marcando um marco importante no treinamento da tripulação para as Missões Artemis à Lua. Por meio do Programa Artemis, a NASA explorará o Polo Sul lunar, abrindo caminho para a exploração humana mais distante no sistema solar, incluindo Marte.
De acordo com a nota do portal, as montanhas no norte do Colorado oferecem ilusões visuais e ambientes de voo semelhantes aos da Lua. A NASA fez parceria com a Guarda Nacional do Exército do Colorado no High-Altitude Army National Guard Aviation Training Site, próximo a Gypsum, Colorado, para desenvolver o curso básico de treinamento de voo.
“Os astronautas da missão Artemis que pousarão na Lua precisarão dominar a coordenação da tripulação e a comunicação entre si,” disse Paul Felker, vice-diretor interino de operações de voo do Centro Espacial Johnson da NASA em Houston. “Assim como farão na Lua, as equipes de astronautas estão aprendendo a trabalhar juntas de forma eficiente em um ambiente estressante para identificar perigos, superar ambientes visuais degradados e avaliar riscos para realizar um pouso bem-sucedido.”
Durante o período de certificação de duas semanas no final de agosto, os astronautas da NASA Mark Vande Hei e Matthew Dominick participaram de treinamentos de voo e pouso para ajudar na certificação do curso. A dupla se revezou pilotando um helicóptero e navegando até zonas de pouso. Treinadores de voo da missão Artemis, líderes do controle da missão e especialistas operacionais em pouso lunar do Centro Espacial Johnson acompanharam cada voo para avaliar a instrução, o ambiente de treinamento e as aplicações técnicas para missões lunares tripuladas.
Os astronautas da NASA e pilotos instrutores treinados da Guarda Nacional do Exército voaram até zonas de pouso progressivamente mais desafiadoras ao longo do curso, navegando pelo terreno montanhoso e trabalhando juntos para pousar a aeronave de forma rápida e eficiente.
As equipes podem treinar durante todo o ano usando o curso. Dependendo da estação, as condições de neve ou poeira podem causar obstruções visuais. A poeira lunar pode causar prejuízos visuais semelhantes durante futuras missões tripuladas.
“Aqui no Colorado, voamos especificamente para áreas empoeiradas, então sabemos e entendemos como a poeira se torna importante durante a fase final de descida,” disse Vande Hei. “A poeira interagirá com os propulsores do módulo de pouso na Lua. Durante nosso treinamento de voo, tivemos que recorrer aos instrumentos – assim como faremos na Lua – porque os astronautas podem perder todas as referências visuais ao se aproximarem da superfície.”
Durante a missão Artemis III, quatro astronautas a bordo da espaçonave Orion da agência, no topo do foguete SLS (Space Launch System), lançarão rumo à órbita lunar para se encontrar com o sistema de pouso humano Starship da SpaceX. Orion se acoplará ao sistema Starship e dois astronautas embarcarão no módulo de pouso. Eles usarão o Starship para se transportar com segurança da órbita lunar até a superfície da Lua. Após as operações na superfície, os dois astronautas usarão a Starship para decolar da Lua, retornar à órbita lunar e se acoplar novamente à Orion para voltar com segurança à Terra.
O curso focado na NASA está em desenvolvimento desde 2021. Vande Hei e Dominick são o 24º e 25º astronautas da NASA a participar e avaliar o curso com base em sua funcionalidade e nas necessidades da missão Artemis. Um astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) também participou do curso.
“Este curso provavelmente será uma das primeiras oportunidades de treinamento de voo em grupo para a tripulação da Artemis III,” disse o astronauta da NASA Doug Wheelock, que ajudou a desenvolver o curso básico de treinamento para a agência. “Embora os astronautas também participem de treinamentos em solo e simulações em Ohio e no Texas, o ambiente de voo do mundo real no Colorado oferece uma simulação incrível das habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões necessárias para controlar e manobrar um módulo de pouso lunar em uma paisagem igualmente dinâmica.”
Embora o curso agora esteja certificado para a missão Artemis, as equipes continuarão avaliando o treinamento com base no feedback técnico e dos astronautas, para garantir o sucesso da missão e a segurança da tripulação.
Por meio da campanha Artemis, a NASA enviará astronautas para explorar a Lua em busca de descobertas científicas, benefícios econômicos e para construir a base das primeiras missões tripuladas a Marte – para o benefício de toda a humanidade.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário