Comissão de Avaliadores Especialistas Escolherá Projeto de Alunos do Dante Alighieri Para Ir à Estação Espacial Internacional (ISS)

Olá leitor!

Segue abaixo o release divulgado ontem (16/10) pelo Colégio Dante Alighieri destacando o evento a ser realizado no próximo Sábado (21/10) tendo como pauta a escolha dos experimentos que serão enviados em 2018 a Estação Espacial Internacional (ISS) através do Projeto Garatéa-ISS.

Duda Falcão

Comissão de Avaliadores Especialistas
Escolherá Projeto de Alunos do Dante Alighieri
Para Ir à Estação Espacial Internacional (ISS) 

É a primeira vez que alunos brasileiros realizam projeto dentro de programa
norte-americano reconhecido pela NASA; entre os projetos, há propostas de
experiências com tecidos humanos, vegetais, micro-organismos, etc. para
análise de seu comportamento em ambiente de micro gravidade da ISS

16/10/2017

No sábado, dia 21 de outubro, 73 projetos espaciais de alunos do sétimo ano do Colégio Dante Alighieri e escolas convidadas participam da primeira etapa de uma seleção que vai escolher um deles para ir à Estação Espacial Internacional (ISS) em um foguete da empresa americana SpaceX em 2018. A bordo da ISS, o experimento será executado por um astronauta americano e, depois de quatro a seis semanas, será trazido de volta à Terra para análise dos resultados.

O evento faz parte do projeto Missão XII da parceria do Projeto Garatéa com o colégio Dante Alighieri e instituições parceiras convidadas a primeira participação do Brasil no Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), programa do Centro Nacional para Educação Científica para Terra e Espaço (NCESSE em inglês), projeto reconhecido pela NASA que está em sua 12a edição. Trata-se de resultado de uma parceria do Dante com a Missão Garatéa, um dos maiores consórcios espaciais brasileiros da atualidade, coordenado pelo engenheiro espacial Lucas Fonseca. Fonseca formalizou o convite para que o colégio organize e aplique o programa da SSEP para 300 alunos do colégio – todos os estudantes do sétimo ano. A parceria Garatéa-Dante estendeu o convite a alunos da rede pública, agregando a participação de outros 35 alunos da Escola Municipal Perimetral e da ONG Projeto Âncora, de Cotia. Desde 1o de setembro, quando a Missão XII foi anunciada, até hoje, estes 335 jovens vêm se reunindo pelo menos uma vez por semana para suas atividades, utilizando a infraestrutura do Dante – laboratórios, salas e a orientação de professores, que os vêm apoiando no planejamento e realização dos experimentos. 

Entre os projetos propostos pelos estudantes, figuram experiências com tecidos humanos, com diferentes vegetais, alguns tipos de microorganismos, com o concreto, etc para que seja analisado seu comportamento em ambiente de microgravidade, rendendo possíveis estudos futuros nas áreas de saúde, meio ambiente e construção civil.

“É uma rica oportunidade para estimularmos o pensamento científico, a criatividade e as atitudes de colaboração e de preocupação com a valorização da ciência e tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento que o Dante acredita. Trata-se de projetos que envolvem e construção de uma questão-problema, de uma hipótese, de um objetivo, pelos jovens com foco em desenvolver futuros estudos mais apurados em áreas essenciais à sociedade como a saúde, o meio ambiente e as ciências”, afirma Sandra Tonidandel, Coordenadora-Geral Pedagógica do Dante Alighieri, que está à frente dos trabalhos no colégio neste projeto.

Além da avaliação de especialistas da área de ciências e tecnologia das universidades, haverá uma votação que será aberta ao público e acontece a partir das 11h30 horas e seguirá até 12h30 no colégio Dante Alighieri, durante o IX Simpósio de pré-iniciação científica do Programa Cientista Aprendiz (programa abaixo). Na ocasião, os 73 projetos participantes serão apresentados pelos alunos a um júri técnico de 60 avaliadores, formado por pesquisadores das instituições parceiras do projeto que darão suas notas em tempo real, através de um tablet que cada um irá utilizar. Paralelamente, o público visitante também utilizará tablets e votará nos melhores projetos. Às 13h serão anunciados os dez projetos melhor qualificados.

Cronograma para escolha do projeto vencedor - A partir do resultado do dia 21 de outubro, os dez grupos escolhidos passarão por um programa de qualificação de seus projetos, de modo a detalhá-los e encorpá-los sob coordenação de Lucas Fonseca, para nova triagem pela banca, que anunciará dia 15 de novembro os três primeiros colocados, que serão, enfim, enviados para avaliação dos pesquisadores americanos. O time de avaliadores escolherá o melhor projeto entre os três e anunciará o escolhido dia 14 de dezembro. 

Sobre o Colégio Dante Alighieri - Fundado pela comunidade italiana, o Dante é um colégio de 106 anos que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. É uma das escolas que oferece o curso high school em São Paulo. Com seu programa de pré-iniciação científica estimula a investigação e resolução de problemas sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus de História Natural escolares do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o papel do homem.

Sobre a Missão Garatéa – Esforço nacional formado por um consórcio de institutos, universidades e empresas que busca difundir a ciência na sociedade brasileira utilizando o espaço como elemento motivador. Sua principal atividade, um voo de uma sonda lunar agendada para 2021, acabou servindo como inspiração e desdobramento para outras frentes, como projetos educacionais similares à Missão XII. O convênio para a Estação Espacial, em seu primeiro ano, começará a ocorrer anualmente a partir de 2017.

Serviço

Evento: IX Simpósio de pré-iniciação científica do Programa Cientista Aprendiz
Data: Sábado, 21 de outubro de 2017
Horário: das 11h30 às 12h30
Anúncio dos 10 projetos vencedores: a partir de 12h45
Local: Colégio Dante Alighieri. Al. Jaú 1061

Evento gratuito e aberto ao público 

OS VISITANTES PODERÃO PARTICIPAR DA VOTAÇÃO

Mais informações

Assessoria de imprensa – Caravelas Consultoria
Otávio Cabral – otaviocabral@caravelasconsultoria.com - 11 9 8116-1234
Bia Murano – biamurano@caravelasconsultoria.com - 11 9 8309-8302
Tiago Pariz – tiagopariz@caravelasconsultoria.com - 11 9 8685-1041

Comentários