Portas Abertas: INPE Recebe Inscrições Para Visitas no Sábado da Semana Nacional de C&T

Caro leitor!

Segue abaixo leitor uma nota postada hoje (11/10) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto está recebendo Inscrições Para Visitas no sábado da Semana Nacional de C&T.

Duda Falcão

Portas Abertas: INPE Recebe Inscrições Para
Visitas no Sábado da Semana Nacional de C&T

Quarta-feira, 11 de Outubro de 2017

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) abrirá suas portas em 28 de outubro, sábado, como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2017. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das principais instalações tecnológicas de São José dos Campos (SP), como o laboratório de integração e testes de satélites, o centro de rastreio e o local onde fenômenos solares são monitorados.

Os interessados em participar devem realizar inscrições, até o dia 25 de outubro, pelo email centro.visitantes@inpe.br. Na mensagem, sob o assunto “Portas Abertas”, devem ser informados “nome completo” e “RG”, além da indicação de horário de preferência: 9h00 ou 11h00.

O INPE receberá 120 pessoas, que estarão divididas em grupos de 30 visitantes nos horários disponíveis. O número é limitado devido às especificidades dos laboratórios e busca proporcionar a melhor experiência aos visitantes.

A visita contempla o Laboratório de Integração e Testes (LIT), que está equipado com as mais avançadas tecnologias para atender ao Programa Espacial Brasileiro. É um dos mais completos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia espacial do mundo e, também, desenvolve projetos com indústrias brasileiras para qualificação de seus produtos, subsistemas e componentes.

No LIT, estão sendo realizadas atividades para o lançamento do CBERS-4A, satélite desenvolvido em parceria com a China, e do Amazonia-1, o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

Também faz parte do roteiro o Centro de Rastreio e Controle (CRC), responsável pela operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras.

Os visitantes conhecerão ainda as instalações do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial (Embrace), que acompanha a atividade solar, o meio interplanetário, o campo magnético terrestre e as condições ionosféricas, bem como fenômenos capazes de causar interferências em sistemas de satélites, por exemplo.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada em todo o Brasil para popularizar a ciência e mostrar a relevância da tecnologia e inovação para o desenvolvimento do País. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o tema da SNCT 2017, que acontece de 23 a 29 de outubro, é “A Matemática está em Tudo”.

No Vale do Paraíba, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) se uniram para oferecer, a escolas e ao público em geral, oportunidades de interação com cientistas e visitas a laboratórios, centros operacionais e instalações de pesquisa e ensino, entre outras atividades.

Mais informações sobre a SNCT 2017 no Vale do Paraíba no site:


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários