VSB-30 da Operação TEXUS 55 Lançado Com Sucesso da Suécia.

Olá leitor!

A Swedish Space Corporation (SSC) informou que o foguete brasileiro VSB-30 da “Operação TEXUS 55” foi lançado com sucesso do “Esrange Space Center” às 06:00 (horário local - 04.00 UTC) do ultimo dia 31 de maio, atingindo 255 km de altitude e desembarcando a sua carga útil a 59 km desta Base de Esrange. Ainda segundo a SSC, a recuperação da carga útil foi concluída com sucesso e a mesma já se encontra de volta no Esrange.

Vale dizer leitor que a carga útil TEXUS 55 desta operação foi composta por três experimentos de instituições alemães (GENTEX , ParSiWal-3 e TRACE-4) e um experimento alemão em conjunto com a Universidade do Colorado de Boulder, cidade americana que fica localizada no estado americano do Colorado (OASIS-TEX).

Foto: Thomas Jauss – Universidade de Freiburg
Lançamento do VSB-30 da Operação TEXUS 55.

Este foi o terceiro voo de um foguete brasileiro (sem contar os de treinamentos costumeiramente lançados no Brasil) a ser realizado no ano de 2018, sendo que todos eles foram lançados desta Base de Esrange, na Suécia. O primeiro deles foi o VS31 / Improved Mamelute (VS31/IM) tendo abordo à carga útil "MAPHEUS-7" (primeiro voo deste novo foguete) isto em 17/02 e mais recentemente o segundo deles, o VSB-30 lançado com sucesso no dia 13/05, e tendo a bordo a carga útil "TEXUS 54".

Bom leitor, para finalizar, no que diz respeito diretamente ao nosso PEB, a expectativa agora gira em torno do lançamento do foguete VS-30 da tão esperada e enrolada “Operação Muititi”, que segundo a FAB deve ocorrer da Base de Alcântara entre os meses de junho e julho. Será mesmo?

Duda Falcão

Comentários