domingo, 17 de junho de 2018

Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro Se Reúne Para Reunião Plenária

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postado dia (15/06) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) se reuniu dia 15/06 para sua segunda Reunião Plenária em Brasília.

Duda Falcão

ESPAÇO

Comitê de Desenvolvimento
do Programa Espacial Brasileiro
Se Reúne Para Reunião Plenária

Estrutura interministerial tem como objetivo
potencializar o Programa Espacial Brasileiro

Por Tenente Felipe Bueno
Revisão: Major Alle
Edição: Agência Força Aérea
Publicado: 15/06/2018 20:55

Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER.

O Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) se reuniu pela segunda vez na tarde desta sexta-feira (15/06) no Palácio do Planalto, localizado em Brasília (DF). O grupo, conduzido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, debateu e apresentou soluções relacionadas a área espacial no país.

O Comitê, que foi formalizado por meio do Decreto 9.279 de 6 de fevereiro de 2018, tem validade até 02 de fevereiro de 2019. A publicação criou o CDPEB que tem por objetivo criar diretrizes e metas para a potencialização do Programa Espacial Brasileiro. A coordenação dos trabalhos é feita pelo Ministro Chefe do GSI da Presidência da República e participam do Comitê como membros os Ministérios da Casa Civil; da Defesa; das Relações Exteriores; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.


O Ministro Chefe do GSI, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, valorizou o avanço e os benefícios que o Programa Espacial Brasileiro pode trazer. "Estamos na metade da caminhada, metade das decisões que precisavam ser apresentadas pelos grupos de trabalho foram concluídas hoje e a outra metade será apresentada até agosto. Para um país tão grande como o nosso, que tem o dever de democratizar a comunicação, de dar acesso a esse maravilhoso mundo digital que vivemos, esse é um belíssimo passo. Além de tudo, vamos poder ganhar em outras questões como a preservação ambiental, áreas econômicas como agricultura, pesca, navegação, controle do espaço aéreo. Isso abrirá um leque enorme de possibilidades", disse.

Nesta segunda reunião plenária, foram discutidos temas como a nova governança, acordos de salvaguardas tecnológicas, criação de empresa pública, plano de marketing, entre outros. O primeiro encontro da cúpula foi em 1º de março deste ano.


O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, participou da plenária representando o Ministério da Defesa e reforçou que o desenvolvimento na área espacial pode trazer, não só na área militar, mas para toda a sociedade brasileira. "O espaço para o Brasil é muito importante pelas nossas dimensões e pelo fato de termos imensas áreas com muitas riquezas sem explorações. A melhor maneira de controlar tudo isso é através do espaço, e estamos entrando nessa tecnologia. Esse Comitê de Desenvolvimento vem justamente para desatar os nós que haviam em diversas estruturas do Brasil. Nesta reunião, vimos que os esforços têm sido efetivos e estamos avançando rapidamente", concluiu.

Confira a matéria em vídeo:



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário