Países Defendem Criação de Agência Espacial Latino-Americana

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (04/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que durante a realização do “Congresso Internacional de Astronáutica”, na cidade de Guadalajara, no México, países defenderam a criação da Agência Espacial Latino-Americana.

Duda Falcão

Países Defendem criação de
Agência Espacial Latino-Americana

Infoespacial
04/10/2016


Durante o Congresso Internacional de Astronáutica realizado de 26 a 30 de setembro, na cidade de Guadalajara, no México, o diretor da Agência Espacial do México (AEM), Francisco Javier Mendieta, assegurou que vários países sul-americanos estudam a criação de uma agência espacial latino-americana.

O projeto é liderado pela Costa Rica e é visto com bons olhos pelos demais países. O objetivo é permitir o intercâmbio de dados de telecomunicações e reduzir a lacuna digital na região.

Embora o projeto se encontre em uma etapa inicial, é certo que vários países da América do Sul possuem diferentes recursos interessantes para poder desenvolvê-lo, como satélites, plataformas de lançamentos (Argentina e Brasil) ou redes de informação geográfica (México).

A Agência Espacial da América Latina poderá permitir aos países maior troca de informação sobre desastres naturais e mudanças climáticas, como também reforçar as ações em termos da lacuna digital ou da cooperação em segurança.

A nova organização permitiria aos países membros desenvolver projetos em comum em menor tempo, reduzir riscos, minimizar custos e multiplicar inversões.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Veja bem leitor, sempre achei que a criação de uma agencia como essa em nossa região do mundo seria algo natural e necessário, mas no momento no que diz respeito ao Brasil seria uma péssima ideia para nós. Para participarmos de algo assim e como um dos lideres, primeiro teríamos de ter um Programa Espacial consolidado e comprometido com resultados e sob o comando de uma Agencia Espacial de verdade e não esta piada comandada por este banana do Sr. Braga Coelho. O Brasil primeiro precisa arrumar a casa antes de se envolver em uma iniciativa como esta. 

Comentários