Centro de Lançamento de Alcântara Lança Foguete de Treinamento Com Sucesso

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/10) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou com sucesso no dia de ontem (14/10) mais um foguete de treinamento.

Duda Falcão

ESPAÇO

Centro de Lançamento de Alcântara Lança
Foguete de Treinamento Com Sucesso

A operação envolveu mais de 100 militares e servidores do CLA

Por Tenente Flávio Nishimori
Edição: Agência Força Aérea
Publicado: 15/10/2016 - 09:00h


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, realizou, na sexta-feira (14/10), o lançamento de um Foguete de Treinamento, na Operação Falcão I/ 2016. A operação, iniciada na última segunda-feira (10/10), tem por finalidade o treinamento operacional das equipes e meios de apoio, preparação, lançamento e rastreio de foguetes, e ainda, a obtenção de dados para a qualificação e certificação do foguete.

O lançamento ocorreu às 11h45min pelo horário local e envolveu mais de 100 militares e servidores do CLA. O veículo seguiu conforme a trajetória prevista voando por 2min45s até a queda no Oceano Atlântico a 18km de distância do local de lançamento.

O foguete veículo atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 31km em pouco mais de um minuto após o lançamento. Outro objetivo importante do lançamento foi atender aos requisitos de recebimento do Lançador Móvel, proveniente do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), visando qualificá-lo para as atividades operacionais do CLA.


“O lançamento foi fundamental para atestarmos a eficiência do trabalho de quase um ano, dedicado à recuperação e operacionalidade de todos os sistemas do CLA, além de treinarmos as equipes, testarmos procedimentos e verificarmos todos nossos meios visando a realização de operações com veículos de maior porte, a exemplo do foguete VSB-30, previsto dentro das atividades da Operação Rio Verde”, afirma o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA.

Este foi o 30º Foguete de Treinamento lançado a partir de Alcântara como parte do projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN), que desde 2009 tem mantido equipes e meios operacionais nos centros de lançamento de Alcântara (CLA) e da Barreira do Inferno (CLBI), localizados no Maranhão e no Rio Grande do Norte, respectivamente.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: O autor da nota pecou na formulação do texto pois esqueceu de informar qual foi o Foguete de Treinamento usado nessa operação, ou seja, se foi um FTB (Foguete de Treinamento Básico), ou um FTI (Foguete de Treinamento Intermediário). Entretanto se a foto que acompanha a nota for mesmo do lançamento de ontem parece ter sido a de um FTI. Vale dizer que esta missão deve ter sido realizada para preparar as equipes do CLA para a “Operação Rio Verde”, operação esta do Programa Microgravidade da AEB que deve ocorrer agora em novembro com um foguete VSB-30.

Comentários

  1. Na foto, vê-se um FTB, e foi de fato um FTB lançado do Lançador Móvel que estava no CLBI.

    Sds.

    ResponderExcluir
  2. Devemos fazer o nosso trabalho no mais objetivo sigilo,porque os nossos inimigos de sempre estão de olho.

    ResponderExcluir
  3. Também achei interessante que esse lançamento foi feito sem prévio aviso.E foi um sucesso.Talvez todos os lançamentos deveriam ser assim.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, assim foi e assim será, treinamento,treinamento até essa geração se aposentar e ai treinaremos uma nova geração uma vez que não temos rumo e nada fazemos de concreto.O melhor sitio de lançamento do mundo para treinamento.

    ResponderExcluir
  5. tudo é assim ! , porquê aqui é BRASIL , 3° Mundo sub-desenvolvido corrupto.

    ResponderExcluir
  6. Unknown , o Brasil tem tecnologia suficiente para ter Foguetes Orbitais " tripulado ou não " e ainda não tem ! , o que tem de impossível de se lançar um Foguete Sub-Orbital tripulado ? , estamos no século XXI , mas para o PEB , para uma missão Impossível, existe máfia nisso tudo.

    ResponderExcluir
  7. OS UFOS USAM O LASER COMO ENERGIA LIMPA. PESQUISEM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário