Rochas de Marte Podem Ter Fósseis de 4 Milhões de Anos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (30/06) no site “Inovação Tecnológica” destacando que uma equipe internacional de cientistas e entre eles o geólogo brasileiro Carlos de Souza Filho, identificou rochas em Marte que podem conter restos fossilizados de vida.

Duda Falcão

Espaço


Rochas de Marte Podem Ter Fósseis de 4 Milhões de Anos


Victoria Gill

BBC - 30/07/2010


O novo estudo revelou que as rochas da Nili Fossae,

em Marte, são muito semelhantes às rochas de Pilbara,

na Austrália, em sua composição mineral.

[Imagem: Brown et al.]


Vida em Marte

Uma equipe internacional de cientistas, com participação do geólogo brasileiro Carlos de Souza Filho, da Unicamp, identificou rochas que, acreditam eles, podem conter restos fossilizados de vida em Marte.

O professor Souza Filho trabalha há vários anos em colaboração com equipes ligadas à NASA, efetuando comparações entre Marte e a Terra, em busca de indícios de vida e da presença de minerais.

A equipe de pesquisadores identificou rochas antigas da Nili Fossae, uma das fossas existentes na superfície do planeta.

O trabalho dos pesquisadores revelou que essa vala em Marte é equivalente a uma região na Austrália, onde algumas das mais antigas evidências de vida na Terra haviam sido enterradas e preservadas em forma mineral.

A equipe, coordenada por um cientista do Instituto para Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI, na sigla em inglês), da Califórnia, acredita que os mesmos processos hidrotermais que preservaram as evidências de vida na Terra podem ter ocorrido em Marte na Nili Fossae.

As rochas têm até 4 bilhões de anos, o que significa que elas já existiam nos últimos três quartos da história de Marte.

Carbonatos

Quando, em 2008, cientistas descobriram carbonatos nessas rochas de Marte, provocaram grande alvoroço na comunidade científica, já que os carbonatos eram procurados havia tempos como prova definitiva de que o planeta vermelho era habitável e que poderia ter existido vida por lá.

Os carbonatos são produzidos pela decomposição de material orgânico enterrado, se esse material não é transformado em hidrocarbonetos.

O mineral é produzido pelos restos fossilizados de carapaças e ossos, e permite uma maneira de investigar a vida que existia nos primórdios da Terra.

Na nova pesquisa, publicada na última edição da revista especializada Earth and Planetary Science Letters, os cientistas avançaram a partir da identificação dos carbonatos em Marte.

Semelhanças entre Marte e Terra

O coordenador do estudo, Adrian Brown, usou um instrumento a bordo da sonda espacial MRO, da NASA, para estudar as rochas da Nili Fossae com raios infravermelhos.

Eles depois usaram a mesma técnica para estudar rochas na área do noroeste da Austrália chamada Pilbara.

"Pilbara é uma parte da Terra que conseguiu se manter na superfície por uns 3,5 bilhões de anos, ou três quartos da história do planeta", disse Brown à BBC.

"Isso permite a nós termos uma pequena janela para observar o que estava acontecendo na Terra em seus estágios iniciais", explicou.

Os cientistas acreditam que micróbios formaram há bilhões de anos algumas das características distintivas das rochas de Pilbara.

O novo estudo revelou que as rochas da Nili Fossae são muito semelhantes às rochas de Pilbara em sua composição mineral.

Brown e seus colegas acreditam que isso mostra que os vestígios de vida que possa ter existido no início da história de Marte podem estar enterrados nesse local.

"Se havia vida suficiente para formar camadas, para produzir corais ou algum tipo de bolsões de micróbios, enterrados em Marte, a mesma dinâmica que ocorreu na Terra pode ter ocorrido ali", disse. Por isso, segundo ele, que os dois locais são tão parecidos.

Pouso em Marte

Brown e muitos outros cientistas esperavam que poderiam logo ter a oportunidade de estudar mais de perto as rochas de Nili Fossae.

O local havia sido marcado como um potencial local de pouso de uma nova missão para Marte, a ser lançada em 2011 pela NASA.

Mas o local foi posteriormente considerado muito perigoso para um pouso e acabou removido da lista da NASA em junho deste ano.

"O robô da NASA acabará visitando outro local interessante quando pousar, mas esse local é o que deveríamos checar para descobrir se havia vida nos primórdios de Marte", lamenta Brown.

Bibliografia:

Hydrothermal formation of Clay-Carbonate alteration assemblages in the Nili Fossae region of Mars - Adrian J. Brown, Simon J. Hook, Alice M. Baldridge, James K. Crowley, Nathan T. Bridges, Bradley J. Thomson, Giles M. Marion, Carlos R. de Souza Filho, Janice L. Bishop

Earth and Planetary Science Letters

July 2010

Vol.: Article in Press

DOI: 10.1016/j.epsl.2010.06.018



Fonte: Site Inovação Tecnológica

Comentário: Pois é leitor e assim o Brasil vai contribuindo para o aumento do conhecimento humano sobre o universo em que vivemos. Como o presidente da AEB, Carlos Ganem, costuma dizer, é de grão em grão que a galinha enche o papo, pena que o papo da AEB continua vazio, mas vale pelo exemplo.

Comentários