Frente Pela Modernização da Base de Alcântara

Olá leitor

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (27/04) no site “Defesanet.com”, destacando que a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados apoiará a reestruturação e o fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro (PEB).

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Defesa

Frente Pela Modernização da Base de Alcântara

Comissão apoiará reestruturação do Programa Espacial Brasileiro

DefesaNet.com
27 de Abril, 2017 - 10:30 ( Brasília )


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados apoiará a reestruturação e o fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro, bem como a transformação da Base de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão, em um centro espacial.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (26) pela presidente da comissão, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), durante evento de apresentação da Frente Parlamentar para a Modernização do Centro de Lançamentos de Alcântara.

Segundo a deputada, haverá audiências públicas sobre o tema no colegiado. "Já aprovamos dois requerimentos a respeito e apreciaremos mais um para ouvirmos autoridades do Ministério da Defesa, do Comando da Aeronáutica e da Agência Espacial Brasileira.”

Presidente da frente, o deputado José Reinaldo (PSB-MA) disse que Alcântara “é um dos melhores locais do mundo para lançamentos aeroespaciais, devido à sua proximidade com a Linha do Equador, e que a dinamização do centro trará reflexos diretos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro”.

Segundo José Reinaldo, o mercado mundial de lançamento de satélites movimenta cerca de 300 bilhões de dólares por ano e o Brasil precisa priorizar os investimentos no programa espacial, que, em 2016, recebeu apenas R$ 300 milhões.

O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), autor de requerimento para ouvir na comnissão autoridades ligadas ao setor, disse que o objetivo é debater com as instituições formas de contribuição com o crescimento do centro de lançamentos, explicar sua relevância para a soberania nacional, a potencialidade que possui e os acordos de cooperação internacional na área.



Comentário: É engraçado observar a Deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) falar que vai apoiar o PEB, já que quando os Tucanos estavam no poder em momento algum eles fizeram isso, mas demonstra a falta de seriedade como a questão espacial é tratada no país. Outro sinal nesta direção é que até agora a Agencia Câmara não publicou absolutamente nada sob o assunto, há não ser duas notas anteriores sobre a realização do evento. Vale dizer leitor e você pode observar pelo vídeo abaixo que a primeira vez que a ideia da criação desta Frente Parlamentar foi apresentada em plenário ocorreu na manhã do dia 31 de agosto do ano passado, quando então o deputado federal Pedro Fernandes (PTB) subiu a tribuna para falar sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e sobre esse assunto.


No entanto leitor essa não é a primeira Frente Parlamentar nem a última a ser criada por esses vermes energúmenos, e ingênuo é quem acredita mesmo que essa história vai dar em algo de positivo para o país, além da grande possiblidade de se gerar ainda mais merda. Ah! Antes que o leitor viaje na maionese, a imagem acima do SARA é meramente ilustrativa. Aqui vale também mais um agradecimento ao nosso leitor Jahyr Jesus Santos pelo envio deste vídeo.

Comentários

  1. E engraçado como não se importam nunca com nosso lançador de satélites!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio!

      Pois é amigo, bem observado.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário