Equipe do ITA Realiza Com Sucesso o Teste Hidrostático do Motor do Foguete Que Participará do IREC Deste Ano

Olá leitor!

Enquanto preparo o relato sobre a minha aventura ao lado desses fantásticos fogueteiros durante o Festival de Minifoguetes realizado recentemente na capital paranaense (deverá está online no Blog na próxima segunda-feira) trago agora para você leitor notícias sobre a preparação da premiada equipe “ITA Rocket Design” do nosso prestigiado “Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)”, visando a sua participação na competição internacional universitária de foguetes denominada de “Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC 2016)”, competição esta em sua décima primeira edição que, se realizará de 15 a 18/06, em uma área desértica próxima a cidade de Green River (localizada no estado americano de Utah), organizada pela “Experimental Sounding Rocket Association (ESRA)“ dos EUA.

Assim sendo, no dia de ontem (28/04) a equipe realizou com sucesso o teste hidrostático do motor do foguete RD-06 (foguete este que participará do IREC deste ano), teste que foi realizado com uma bomba hidráulica nas instalações do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), sob uma pressurização de 30 atm (pressão alvo para o voo!) e a 57 atm, não apresentando qualquer vazamento. Com esse teste a equipe validou uma margem de segurança para o motor de pelo menos 50%. Veja abaixo as fotos deste teste.

Motor do foguete RD-06 da equipe realizando seu teste
hidrostático nas instalações do IAE.

Vale também aqui lembrar que em meados de abril a Equipe do ITA estabeleceu uma importante parceria com a empresa NEWTECHNIK (fábrica brasileira de produção de placas eletrônicas de altíssima tecnologia) , empresa esta de vanguarda sempre atenta às tecnologias mais avançadas do mundo e sempre se atualizando, tendo inclusive a capacidade de produzir mais de 2500 placas a cada três horas. Uma parceria que certamente irá permitir que a Equipe ITEANA venha a realizar os seus projetos com maior eficiência e profissionalismo, e assim representar com destaque a Engenharia Brasileira a nível mundial.

Integrantes da equipe na visita a empresa NEWTECHNIK.

O Blog BRAZILIAN SPACE aproveita para desejar desde já sucesso a equipe "ITA Rocket Design" em sua participação na edição do IREC deste ano.

Duda Falcão

Comentários