Astronauta Brasileiro Marcos Pontes Homenageia Primeiro Cosmonauta, Yuri Gagarin

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (12/04) no site “Sputnik News” destacando que o Astronauta Brasileiro Marcos Pontes homenageou o primeiro cosmonauta, o russo Yuri Gagarin.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Astronauta Brasileiro Marcos Pontes Homenageia Primeiro Cosmonauta, Yuri Gagarin

Sputnik News
12/04/2016 - 21:21
Atualizado 13/04/2016 - 13:18

© Sputnik/ Сергей Казак

“Yuri Gagarin teve importância decisiva em minha vida, e eu devo a ele a minha determinação de me tornar um astronauta.” O engenheiro e coronel reformado da Força Aérea Brasileira, Marcos Pontes, fala sobre o primeiro homem a ir ao espaço.

Marcos Pontes falou à Sputnik Brasil por ocasião das celebrações do Dia do Cosmonauta e da Cosmonáutica, alusiva ao histórico evento de 12 de abril de 1961, quando o russo Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a viajar ao espaço.

Nascido em 11 de março de 1963, Marcos Pontes passou a infância ouvindo dos pais e dos amigos histórias relativas à façanha de Yuri Gagarin. Adolescente, decidiu entrar para a Aeronáutica e, num dos seus voos em aviões de caça, deu-se conta de que queria mesmo se transformar num astronauta. Então, em 2006, participou da Missão Centenário, integrando a tripulação também formada pelo norte-americano Jeffrey Williams e o experiente russo Pavel Vinogradov, comandante da missão.

A bordo da Estação Espacial Internacional, em que participou de vários experimentos científicos, Marcos Pontes consolidou a avaliação que tinha de Yuri Gagarin, reafirmando a sua importância para a exploração e a pesquisa espacial.

“O que ele fez, na verdade, foi abrir o caminho para outras conquistas. No sentido exato da palavra, ele foi um pioneiro que colocou a vida em prol da humanidade. Eu sou um fã de Yuri Gagarin há muito tempo, e mais ainda depois que fui para a Rússia fazer um treinamento na Cidade das Estrelas. Conheci os mesmos lugares por onde ele andou. Um dos meus livros tem o nome de “Caminhando com Gagarin”, porque estava andando pelos mesmos lugares por onde ele caminhou e ficava imaginando o que ele pensava durante os treinamentos dele. Não só me inspirou como me motivou e me ajudou a passar pelos momentos duros do treinamento” – diz Pontes.

O Coronel Marcos Pontes conta ter achado muito interessante que a data de aniversário de Gagarin, 9 de março, fosse perto da dele, dia 11 do mesmo mês, e que em seu tempo de treinamento os colegas da Cidade das Estrelas achassem seu comportamento parecido com o de Gagarin. “Isso me fazia muito feliz.”

“Yuri Gagarin foi um grande inspirador e teve importância decisiva em minha vida” – conclui o astronauta brasileiro.


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentários