Operação HIFIRE 7

DESCRIÇÃO DA CAMPANHA

Operação: HIFIRE 7
Foguete: VSB-30 V 13
Numero do vôo do foguete: 16
Data de lançamento: 30/03/2015
Horário: 17:26 (horário local)
Apogeu do vôo: 308 km
Local: Andoya Space Center (Noruega)
Objetivo: Lançamento do experimento HIFIRE 7, carga útil do programa hipersônico internacional “Hypersonic International Flight Research Experimentation Program”, programa esse liderado pela NASA, pelo AFRL e pelo DSTO, com a colaboração do DLR alemão.
Resultado: Lançado com sucesso

Carga Útil Embarcada (Tecnológica)

- Experimento HIFIRE 7

Instituições Envolvidas

DLR - German Aerospace Center (Alemanha)
NASA - National Aeronautics and Space Administration (Estados Unidos)
AFRL - Air Force Research Laboratory (Estados Unidos)
DSTO - Defence Science and Technology Organisation (Austrália)
ASC - Andøya Space Center (Noruega)
DCTA - Departamento de Ciência de Tecnologia Aeroespacial (Brasil)
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço (Brasil)

Lançado Com Sucesso de Andoya Mais Um Foguete VSB-30

Foi lançado com sucesso dia 30/03/2015 o foguete brasileiro VSB-30 V13 da Base do Andoya Space Center (ASC), na Noruega, às 17:26 (horário local), lançamento este que atingiu o apogeu nominal esperado de 308Km.

O objetivo desta missão foi o lançamento do experimento HIFIRE 7, carga útil do Programa Hipersônico Internacional "Hypersonic International Flight Research Experimentation Program", programa este liderado pela NASA, pelo AFRL (Air Force Research Laboratory - EUA) e pelo DSTO (Defence Science and Technology Organization - Austrália), com a colaboração do DLR Alemão (German Aerospace Center).

Vale lembrar que o VSB-30 é um foguete suborbital desenvolvido pelo IAE para realizar experimentos científicos em ambiente de microgravidade e que este foi o 16º lançamento realizado com sucesso deste foguete.

Vale dizer também que infelizmente nenhum vídeo deste lançamento foi divulgado na net pelas instituições participantes desta missão. Sendo assim, fomos obrigados a ficar apenas com esse relatório incompleto, pelo menos até que algo a mais seja divulgado.

IMAGEM:

Concepção Artística do experimento hipersônico HIFIRE 7

FOTO:

Comentários

  1. O HiFIRE é um projeto entre o DSTO e o AFL (ambos instituições de pesquisa militares da Austrália e Estados unidos respectivamente). Então dificilmente teremos mais informações do que isso. Mas estou curioso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bruno!

      Informações sobre a missão, pode até ser, mais não a razão para não divulgarem fotos e videos da campanha de lançamento. Vale lembrar que isto é praxe, inclusive em exemplos anteriores deste mesmo programa HIFIRE. Esta decisão me parece um tanto exagerada e sem sentido, mas...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário