Especialistas da Área Espacial Se Reúnem Nesta Semana no CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (13/04) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que especialistas da Área Espacial estão reunidos desde ontem no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Especialistas da Área Espacial Se
Reúnem Nesta Semana no CLA

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2015, 16h31
Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2015, 16h31


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebe a partir desta segunda-feira (13/4) especialistas da área espacial que participam da primeira reunião do ano do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL 1/ 2015). A atividade segue até a próxima sexta-feira (17/4) visando atualizar informações junto a todos participantes sobre os projetos nacionais ligados a área espacial em curso no Brasil e exterior. Nesta edição participam do GIL, representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR).

Ao longo da semana, os participantes apresentam a situação atual do setor espacial com enfoque no programa de lançamentos do DCTA previsto para este ano, programa de futuros lançamentos nos anos de 2016 e 2017 e nos projetos Veículo Lançador de Satélites (VLS), Foguete de Treinamento (FOGTREIN) e em desenvolvimento Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), e VS-50. Ainda compõe a agenda de atividades atualizações referente ao Programa Microgravidade, lançamento do foguete VS-40M/SARA Suborbital por ocasião da Operação São Lourenço, a situação atual dos centros de lançamento de Alcântara e Barreira do Inferno e a participação brasileira no Comitê das Nações Unidas para Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS). Até o término do GIL outros itens de ação devem ser discutidos além da atualização dos itens de ação dos anos anteriores. A partir do encontro, um relatório com conclusões e recomendações para a área espacial produzido pela equipe participante do GIL 1/ 2015 deve ser elaborado.

O Grupo de Interfaces de Lançamento é fundamentado pela (Instrução do Comando da Aeronáutica ICA 60-1) com reuniões periódicas ao longo do ano envolvendo profissionais da área de espaço das instituições que compõem o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae). A próxima reunião do grupo está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2015.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentário: Pois é leitor, para que esta reunião fosse realmente produtiva deveria ter sempre como tema as ações futuras e as apresentações dos resultados das ações definidas para serem realizadas na reunião anterior, mas como não há compromisso e seriedade governamental para se realizar nada na área espacial no Brasil, a mesma serve para estes órgãos e especialistas restabelecerem novos cronogramas destas ações que já deveriam ter sido realizadas, e para apresentar expectativas que normalmente estão ainda no campo da Ficção Científica. É uma pena, mas enfim... infelizmente esta é a nossa realidade. Entretanto vale chamar à atenção a citação na nota acima do projeto do foguete de sondagem VS-50, mesmo este projeto estando ainda no campo da Ficção Científica, é bom saber que continua em pauta no IAE. Já quanto ao "VS-40/SARA Suborbital 1", pelo que parece lá vamos nós de novo pelo mesmo caminho. Triste.

Comentários

  1. Eterna operação são Lourenço. Nunca começa de fato, e portanto nunca termina

    Abs

    Eduardo

    ResponderExcluir

Postar um comentário