Um Engenheiro de Software Capixaba Que Já Trabalhou Para NASA, Agora Poderá Ir ao Espaço
Caros leitores e leitoras do BS!
Ontem, o portal do jornal online Folha Vitória, do Espírito Santo, noticiou que um engenheiro capixaba está concorrendo a uma vaga para uma missão espacial. Trata-se de Briant Moreira de Oliveira, engenheiro de software com passagem pela NASA, que pode realizar o sonho de ir ao espaço com o objetivo de comprovar uma tese científica.
Foto: Arquivo pessoal
"Bom leitores, a matéria não diz muito sobre esse tal concurso, apenas que o resultado sairá agora em outubro. Porém como a noticia foi publicada por esse jornal online capixaba, resolvemos traze-la aqui."
Bom, de acordo com a nota do portal, um engenheiro de software que mora nos Estados Unidos, mas foi criado no Espírito Santo, está concorrendo a uma vaga para ir ao espaço. Briant Moreira de Oliveira, que já trabalhou na NASA, foi para terras americanas para estudar Medicina, porém, com o tempo, encontrou sua vocação em uma área diferente: na Engenharia de Software, em que é formado.
Então, Briant resolveu unir o conhecimento em saúde com a tecnologia. Ele está concorrendo a uma vaga em uma expedição para o espaço para provar uma tese científica de como a microgravidade afeta os músculos, ossos e conexões neuromusculares.
Na Escola, Briant Era da Turma do “Fundão”
O engenheiro nunca foi o aluno mais disciplinado da sala e nem o que tirava as melhores notas. Ele conta que sempre sentava com a turma do “fundão” e participava da bagunça junto com os colegas.
Foto: Arquivo pessoal
A ex-professora de Briant, Daniella Lima Jardim, conta que costumava chamar a atenção dele na escola.
"Ele era totalmente indisciplinado e muito brincalhão. Era aquele aluno que a gente precisava chamar para mais próximo da gente, para que ele pudesse conseguir se concentrar.”
Daniella Lima Jardim, ex-professora de Briant"
Mas a partir do ensino médio, Briant passou a assumir as responsabilidades, com o sonho de fazer Medicina nos Estados Unidos.
Foto: Arquivo pessoal
Concurso Para Ir ao Espaço
Graças à persistência, o engenheiro conseguiu alçar voos mais altos e chegou a trabalhar na NASA. Agora, ele concorre à vaga para ir ao espaço, comprovar a tese e contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos.
"Eu quero trazer os resultados desse experimento de volta para a Terra para criar um impacto e poder ajudar cientistas a criar tecnologias, procedimentos terapêuticos e novos medicamentos que possam tratar doenças neuromusculares.
Briant Moreira de Oliveira, engenheiro de software"
Foto: Arquivo pessoal
O resultado do concurso será divulgado em outubro. Até lá, o engenheiro revela que a ansiedade é grande. “Desde que a competição começou, eu não tenho dormido direito”, brinca.
É possível ajudar na votação através do link de uma comunidade no Telegram.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!




Legal, mas depois do caso da garota que fez Space Camp na NASA e passou a dizer pra todos os cantos que seria a primeira brasileira a ir ao espaço em 2028, com viagem já marcada, é preciso prestar muita atenção com estas notícias.
ResponderExcluirA NASA não costuma fazer missões com tripulantes de outros países que não estejam inseridos em um acordo internacional entre as partes . No caso Brasil e EUA. Se ele for naturalizado americano, as chances serão maiores, pois não precisaria de qualquer acordo. E as relações atuais entre Brasil e EUA não estão lá estas coisas....
Eu torço que dê tudo certo...mas estou com um pé atrás primeiro.
Olá Ricardo! Quanto tempo amigo? Vc tem razão, mas a fonte pare ter procedência, mas caso não se confirme, faremos uma errata.
ExcluirOpa, tudo bem? Aqui é o Briant, também conhecido pelo meu callsign "Elliot".
ExcluirConfesso que não fazia ideia de que uma matéria sobre mim seria publicada aqui, mas como amigos me enviaram, achei importante vir esclarecer alguns pontos.
Primeiro, sobre a jovem que dizia ter trabalhado na NASA e que iria pro espaço: eu, junto com o Instituto Geração de Marte e o Pedro Pallota, do Space Orbit, fomos responsáveis por expor a verdade sobre esse caso. Por isso, concordo totalmente com você, hoje em dia é fundamental questionar tudo que circula na internet.
Agora, sobre a minha trajetória: em 2018 me tornei o primeiro capixaba a trabalhar na NASA. Comecei no Johnson Space Center, integrando a equipe de análise de dados e dando suporte à Estação Espacial Internacional. Depois, fui transferido para o Jet Propulsion Laboratory, onde trabalhei na missão NISAR.
Tenho dupla cidadania, e foi graças a isso que consegui essas oportunidades.
Quanto à minha candidatura para me tornar astronauta: ela acontece por meio de uma empresa privada chamada SERA, a mesma que levou o segundo astronauta brasileiro, Victor Hispanha, ao espaço. Estamos ainda nas fases iniciais do processo, isso não significa que eu já tenha uma vaga garantida. No momento, sou apenas um dos candidatos com chance de representar o Brasil em uma missão espacial.
Quis vir aqui esclarecer tudo isso para evitar confusões.
Prezados, sou jornalista profissional e assessor de imprensa do Elliot Briant, estamos à disposição para esclarecimentos, podem entrar em contato com a gente via e-mail, Instagram ou por algum canal que vocês possam disponibilizar, nosso perfil é público. Essa reportagem foi publicada por diversos veículos, não apenas Folha Vitória. Agradeço o espaço. Obrigado.
ExcluirOlá, Briant Oliveira e André Hees!
ExcluirO Brazilian Space apenas repercutiu a matéria publicada pelo portal Folha Vitória, do Espírito Santo, no dia 28/08, conforme o texto acima. No entanto, cerca de uma semana depois, mais precisamente em 05/09, o portal A Gazeta, também do Espírito Santo, publicou uma nova reportagem trazendo todas as informações mencionadas acima pelo Briant. O Brazilian Space também repercutiu essa matéria no dia 10/09, e ela pode ser conferida por meio do link abaixo: https://brazilianspace.blogspot.com/2025/09/maiores-informacoes-sobre-o-engenheiro.html#gsc.tab=0, tá ok? Boa sorte para o Briant!