A NASA Já Iniciou a Montagem do Foguete SLS da 'Missão Artemis III' no Kennedy Space Center

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: NASA/Cory Huston
As equipes do Kennedy se preparam para içar a seção do motor do estágio central do foguete SLS (Space Launch System) da missão Artemis III, integrada com sua estrutura de proteção traseira (boat-tail), dentro do Edifício de Montagem de Veículos (Vehicle Assembly Building – VAB) no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, na quarta-feira, 13 de agosto de 2025. Exibida na High Bay 2 da instalação para processamento, a seção do motor é uma das partes mais complexas e detalhadas do estágio do foguete que ajudará a impulsionar as missões Artemis à Lua

No dia de ontem (18/08), o portal da NASA noticiou que a montagem do Foguete SLS para a Missão Lunar Artemis III começou no Centro Espacial Kennedy, mesmo enquanto a NASA se prepara para o lançamento da Missão Artemis II — a segunda missão do Programa Artemis nos esforços da agência para levar humanos de volta à Lua e, futuramente, pousar em Marte.
 
De acordo a nota do portal, a seção do motor do SLS e o boat-tail do Artemis III – que protege os motores durante o lançamento – foram transferidos das instalações de processamento de sistemas espaciais no Kennedy para o gigantesco Edifício de Montagem de Veículos (VAB) no final de julho, a poucos metros de onde o SLS do Artemis II está praticamente montado e passando por testes integrados e verificações.
 
No início de 2026, a NASA lançará a missão Artemis II, o primeiro voo tripulado do foguete SLS e da espaçonave Orion, em uma jornada de aproximadamente 10 dias ao redor da Lua. Em seguida, ocorrerá a missão Artemis III, com pouso na Lua previsto para 2027 — a primeira na região do polo sul lunar — que lançará um foguete SLS com uma tripulação de quatro astronautas a bordo da Orion para se encontrar com o sistema de pouso tripulado Starship. Essas missões abrem caminho para que a NASA leve o primeiro americano à superfície de Marte.
 
As equipes içaram a seção do motor sobre uma base e acoplaram o boat-tail na parte inferior. Em seguida, instalaram uma cobertura na parte superior da seção do motor para permitir a climatização do segmento, prevenindo acúmulo de umidade e contaminação.
 
Depois, a montagem finalizada foi içada para a High Bay 2 no VAB, onde passará por integração e testes de verificação até a chegada dos demais componentes do estágio central do Artemis III, cuja integração está prevista para a primavera de 2026.
 
Conhecidos como os "quatro quintos superiores", os elementos restantes do estágio central — o tanque de hidrogênio líquido, o tanque de oxigênio líquido, a seção intermediária (intertank) e a saia frontal (forward skirt) — estão sendo processados e integrados na Instalação de Montagem Michoud da NASA, em Nova Orleans. Os quatro motores RS-25 do estágio central estão programados para serem enviados do Centro Espacial Stennis da NASA, em Bay St. Louis, Mississippi, no início de 2026, para serem integrados à seção do motor.
 
A seção do motor é uma das partes mais complexas do foguete, contendo os quatro motores RS-25 e os dutos, válvulas, eletrônicos e mais de 29 quilômetros de cabos que conectam aos tanques de propelente do estágio central e ao foguete.
 
Essa movimentação faz parte de uma mudança no processo de produção do SLS. Os estágios centrais das missões Artemis I e Artemis II foram totalmente fabricados na Michoud e transferidos para o Kennedy para serem integrados aos propulsores sólidos, estágio superior e à espaçonave tripulada Orion. A partir do hardware da missão Artemis III, a NASA passou a realizar o acabamento interno da seção do motor e sua integração com a parte superior do estágio central no Kennedy, para agilizar o processo de fabricação e permitir operações simultâneas de produção de dois estágios centrais.
 
Para saber mais sobre o programa Artemis, visite: https://www.nasa.gov/artemis
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários