"Tapetão nos States": Como um erro de fuso-horário quase tirou o 1o lugar da UFABC Rocket Design na IREC 2025!
Essa situação começou a ser apurada pelo Brazilian Space após um de nossos entusiastas do BS acessar o site oficial da competição (veja aqui) e descobrir a modificação de posições ao baixar a planilha de pontuação geral do evento. Na versão encaminhada por nosso entusiasta, a equipe da UFABC estaria em segundo lugar, atrás da equipe da Califórnia, que estava na 3a posição anteriormente à modificação.
Ao consultarmos a equipe da UFABC, seus representantes informaram estavam tentando, sem sucesso, contatar a organização do evento pelas vias oficiais. Essa busca levou a UFABC Rocket Design a contatar membros de equipes americanas com quem nossos representantes fizeram amizade durante o evento, para que estes intermediassem o contato. Foi então que a Direção Geral do evento informou que as pessoas responsáveis pela comissão de apuração (todos voluntários) estava em recesso pós-competição e que, somente após o seu retorno, seria possível resolver a questão.
O problema que causou toda essa celeuma foi que, após a conclusão do evento, a comissão de apuração teria identificado que um dos relatórios (o 3º Relatório de Progresso), que conta para a pontuação geral, teria sido enviado pela equipe brasileira (e por outras 14 equipes) fora do prazo. Segundo a comissão da IREC 2025, a UFABC e as outras equipes teriam encaminhado seus relatórios depois das 18:00h (6:00 PM do horário central dos Estados Unidos). Essa decisão considerou o horário de envio local de onde cada equipe enviou o seu respectivo e-mail, sem considerar a diferença para o fuso de referência.
No caso da equipe da UFABC, o relatório foi enviado às 18:30h (Horário de Brasília), o que equivale a 17:30h (5:30 PM do horário central dos Estados Unidos), ou seja, dentro do horário limite definido pela organização.
Assim, depois das interpelações da UFABC Rocket Design, a organização do evento se manifestou, revisando e desfazendo a última e mal tomada decisão, acatando e reconhecendo a tempestividade do envio dos relatórios da equipe brasileira e das outras 14 equipes. Com essa reforma da decisão, a equipe brasileira foi restabelecida como campeã do evento, conforme extrato da nota original e sua tradução abaixo:
Razão da Correção - O prazo para o 3º Relatório de Progresso não estava listado no Cronograma Mestre Integrado. Isso torna a Linha do Tempo HeroX o prazo oficialmente publicado para o 3º Relatório de Progresso, que mostra 18h CT (em vez de 17h CT).
Quem isso afeta? Isso afeta cerca de 15 equipes que enviaram seu 3º relatório de progresso entre 17h CT e 18h CT.
Qual é o impacto? - As equipes afetadas tiveram 15 pontos adicionados às suas pontuações. Após recalcular os números, o único impacto significativo (significando uma mudança nas 10 primeiras colocações de qualquer categoria) foi na categoria 10k SRAD Sólido. A Equipe 302 UFABC passa do 2º para o 1º lugar.
A planilha de pontuações finais atualizada do IREC 2025 foi carregada, assim como a lista dos vencedores de 10k SRAD.
Obrigado pela sua atenção! Por favor, direcione quaisquer perguntas para general.info@esrarocket.org
A reviravolta / "tapetão" na IREC 2025, embora tenha gerado momentos de apreensão, serviu para reafirmar não apenas a excelência técnica da equipe UFABC Rocket Design, mas também a importância da vigilância e da persistência em face da adversidade. A atuação da equipe UFABC Rocket Design foi crucial para que a justiça fosse feita e o resultado original, fruto de meses de trabalho árduo e dedicação, fosse restabelecido.
Como bem declarou a equipe em seu pronunciamento oficial ao Brazilian Space: "Com a correção desse erro, a pontuação foi devidamente ajustada e recuperamos nossa posição legítima... É o Brasil novamente no topo da Copa do Mundo de Foguetes!"
Brazilian Space


Comentários
Postar um comentário