A NASA Já Está Aceitando Propostas Para o Desafio de Lançamento Estudantil de 2026
Caros leitores e leitoras do BS!
![]() |
| O Student Launch da NASA, uma competição de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), inicia oficialmente sua 26ª edição com o manual de 2026. |
No dia 25/08, o portal da NASA anunciou que a agencia espacial estadunidense está dando início ao Desafio de Lançamento Estudantil de 2026, procurando novas equipes de estudantes para projetar, construir e lançar foguetes de alta potência com uma carga útil científica ou de engenharia em abril do próximo ano.
Pois bem, entusiastas das atividades espaciais: não é necessário exaltar aqui o notável trabalho que a NASA vem realizando desde sua criação — seus feitos históricos falam por si. No entanto, é válido — e necessário — usarmos o exemplo da agência norte-americana, assim como o de outras agências espaciais ao redor do mundo, para evidenciar o contraste com a sua homônima brasileira. Após mais de 35 anos de existência, era de se esperar que a Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentasse resultados concretos à sociedade. Em vez disso, ela tem se caracterizado, lamentavelmente, como uma entidade mais voltada à propaganda ideológica do governo vigente, à promoção de viagens para seus membros e o apoio a bandeiras e eventos oportunistas de amiguinhos da bolha onde ele esta envolvida, — e tudo isso custeado pelos cofres públicos. É impossível não observar com certa frustração programas exemplares criados pela NASA, muitos dos quais poderiam, sim, ser adaptados e implementados no Brasil — se houvesse um ambiente político verdadeiramente comprometido com o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do país. Enfim, fica o questionamento: até quando seguiremos desperdiçando o nosso potencial enquanto o mundo avança?
De acordo com a nota do portal, a agência aceitará propostas até segunda-feira, 22 de setembro. Os detalhes do desafio deste ano estão no manual de 2026, que descreve os requisitos para estudantes do ensino fundamental, médio e superior participarem. Após um processo competitivo de seleção de propostas, as equipes escolhidas deverão cumprir marcos documentais e passar por revisões detalhadas ao longo do ano de atividades.
“Esses estudantes brilhantes enfrentam um desafio de nove meses no Student Launch, que testa suas habilidades em engenharia, design e trabalho em equipe”, disse Kevin McGhaw, diretor do Escritório de Engajamento em STEM da NASA na Região Sudeste. “Eles fazem parte da Era Dourada dos exploradores – os futuros cientistas, engenheiros e inovadores que nos conduzirão ao futuro da exploração espacial.”
O Student Launch culminará com eventos presenciais a partir de 22 de abril de 2026. Os lançamentos finais estão agendados para 25 de abril, na Bragg Farms em Toney, Alabama, próximo ao Centro de Voo Espacial Marshall da NASA em Huntsville, Alabama.
Todos os anos, a NASA atualiza o desafio de carga útil para universidades, alinhando-o com as missões científicas e de exploração em curso. Para a temporada de 2026, o desafio será inspirado nas missões Artemis, que buscam explorar a Lua com fins científicos, de avanço tecnológico e para aprender como viver e trabalhar em outro mundo, enquanto nos preparamos para missões humanas a Marte. O desafio deste ano exige que equipes universitárias projetem, construam e voem com um habitat capaz de abrigar com segurança quatro "STEMnautas" – objetos não vivos representando astronautas – durante missões prolongadas. O habitat deve incluir equipamentos capazes de coletar e testar amostras de solo para apoiar pesquisas agrícolas.
Cerca de 1.000 estudantes participaram da competição Student Launch de 2025 – representando 71 equipes de todos os Estados Unidos. As equipes lançaram seus foguetes a altitudes entre 1.200 e 1.800 metros, buscando realizar pousos bem-sucedidos e executar a missão da carga útil.
O ex-diretor do Centro Marshall da NASA, Art Stephenson, criou o Student Launch em 2000 como uma competição de foguetes para estudantes no centro. Apenas duas equipes universitárias participaram do desafio inaugural – Alabama A&M University e University of Alabama em Huntsville. Desde então, o desafio vem crescendo, com milhares de estudantes participando da competição de STEM todos os anos, muitos dos quais acabam seguindo carreira na NASA.
O Escritório de Engajamento em STEM do Centro Marshall da NASA organiza o Student Launch para proporcionar aos estudantes experiências práticas que os incentivem a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O Student Launch é uma das várias competições estudantis Artemis da NASA – uma variedade de atividades que expõem os alunos ao conhecimento e à tecnologia necessários para alcançar os objetivos da campanha Artemis da agência.
Além do projeto Next Generation STEM do Escritório de Engajamento em STEM da NASA, a competição Student Launch conta com financiamento e liderança da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA, Northrop Grumman, National Space Club Huntsville, American Institute of Aeronautics and Astronautics, National Association of Rocketry, Relativity Space e Bastion Technologies.
Para saber mais sobre o Student Launch, visite: www.nasa.gov/studentlaunch
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário