A Espaçonave New Horizons da NASA Inicia Hibernação Recorde no Cinturão de Kuiper
Caros leitores e leitoras do BS!
Crédito: Space Daily
No dia 22/08, o portal Space Daily noticiou que às 4h12 (horário da costa leste dos EUA) de 7 de agosto, os controladores da missão no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins confirmaram que a Espaçonave New Horizons havia entrado com segurança em modo de hibernação. A espaçonave, operando a mais de 9,2 bilhões de quilômetros (5,7 bilhões de milhas) da Terra no Cinturão de Kuiper, agiu conforme os comandos enviados em 23 de julho. O sinal de confirmação levou 8 horas e 31 minutos para chegar à Terra, viajando à velocidade da luz por meio da estação da Rede de Espaço Profundo da NASA em Goldstone, Califórnia.
Este marco representa o início da hibernação mais longa da história da espaçonave, que deverá durar até o final de junho de 2026, dependendo da aprovação orçamentária. O período superará o recorde anterior de 273 dias, estabelecido entre junho de 2022 e março de 2023.
Embora em hibernação, a New Horizons continuará coletando dados científicos 24 horas por dia, usando três instrumentos para monitorar partículas carregadas na heliosfera externa e poeira no Cinturão de Kuiper. Essas medições serão armazenadas e enviadas à Terra assim que a espaçonave for reativada.
"Mesmo quando nossa espaçonave dorme, a coleta de dados científicos 24 horas por dia nunca para", disse Alan Stern, Investigador Principal da New Horizons no Southwest Research Institute, em Boulder, Colorado.
A hibernação reduz os custos operacionais e prolonga a vida útil da espaçonave. Durante esse modo, a New Horizons gira em uma configuração estável, com a maioria dos sistemas desligados. Seu computador de bordo supervisiona verificações de integridade e transmite um sinal semanal pela Rede de Espaço Profundo para confirmar o status operacional.
Desde seu lançamento em 2006, a espaçonave entrou em hibernação 23 vezes, com durações que variam de alguns dias a vários meses.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário