A Firefly Aerospace Estuda a Possibilidade de Explorar Lançamentos de Seu Foguete Alpha a Partir do Japão

Caros leitores e leitoras do BS!
 
No dia 20 de agosto, o portal Spaceflight Now noticiou que a empresa Firefly Aerospace está estudando a possibilidade de explorar lançamentos de seu Foguete Alpha a partir da costa do Japão.
 
Imagem: Trevor Mahlmann / Firefly Aerospace
A Firefly Aerospace lançou seu sexto foguete Alpha a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg em 29 de abril de 2025.

De acordo com a nota do portal, a Firefly Aerospace pode em breve levar seus foguetes Alpha para a costa do Japão. Na segunda-feira, a Space Cotan Co., Ltd., operadora do Hokkaido Spaceport (HOSPO), anunciou que assinou um memorando de entendimento com a empresa de lançamentos espaciais com sede no Texas para realizar um estudo de viabilidade examinando a praticidade de lançar o foguete Alpha da Firefly a partir de seu local de lançamento.
 
Localizado na cidade de Taiki, na ilha de Hokkaido, ao norte do Japão, o Hokkaido Spaceport se apresenta como “um espaçoporto comercial que atende empresas e universidades no Japão e no exterior, além de agências governamentais e outras organizações.” O espaçoporto anuncia lançamentos em órbitas de 42 a 98 graus, incluindo órbitas síncronas ao Sol.
 
O Hokkaido Spaceport possui espaço para dois complexos de lançamento projetados para dar suporte a lançamentos de foguetes orbitais de pequeno porte.
 
Imagem: Space Cotan
Interpretação artística de como o Hokkaido Spaceport poderá parecer no futuro.

“A Firefly continuará a expandir nossas capacidades de lançamento ágil para atender à crescente demanda do mercado de satélites em todo o mundo,” disse Adam Oakes, Vice-Presidente de Lançamentos da Firefly Aerospace, em comunicado. “Estamos ansiosos para explorar a oportunidade de lançar nosso foguete Alpha a partir do Japão, o que nos permitiria atender à crescente indústria de satélites na Ásia e agregar resiliência para os aliados dos EUA com um veículo de lançamento orbital comprovado.”
 
Todos os seis lançamentos do foguete Alpha da Firefly Aerospace até agora ocorreram a partir do Complexo de Lançamento Espacial 2 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. A empresa está programada para lançar seu sétimo foguete Alpha em uma missão para a Lockheed Martin, mas uma data ainda não foi anunciada, já que a empresa continua investigando um problema ocorrido no sexto lançamento do Alpha em abril.
 
Estabelecer um memorando de entendimento com o Hokkaido Spaceport significa que as duas entidades poderão desenvolver um projeto mais concreto para o complexo de lançamento e resolver todas as questões logísticas para trazer a capacidade de lançamento do Alpha ao Japão.
 
“Aproveitando a localização ideal da cidade de Taiki, em Hokkaido, apoiaremos diversos provedores de serviços de lançamento e contribuiremos para a revitalização da indústria espacial na região,” disse Yoshinori Odagiri, Presidente e CEO da Space Cotan, em comunicado.
 
Empresa dos EUA, Lançando no Exterior
 
Esta não seria a primeira vez que uma empresa espacial dos EUA leva suas capacidades de lançamento para o exterior. O exemplo moderno mais proeminente disso é a Rocket Lab. A empresa tem sede em Long Beach, Califórnia, mas lançou a grande maioria de seus mais de 60 foguetes Electron a partir de Mahia, na Nova Zelândia.
 
Enquanto isso, a Firefly Aerospace também tem planos de levar seus lançamentos para a Europa. Especificamente, está trabalhando em conjunto com a Swedish Space Corporation (SSC) para realizar lançamentos a partir do Centro Espacial de Esrange, em Kiruna, Suécia.
 
Mais recentemente, um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas foi assinado em 20 de junho na Embaixada da Suécia em Washington D.C. O acordo entre os dois países estabelece o aparato técnico e jurídico necessário para permitir que foguetes dos EUA sejam lançados a partir de espaçoportos suecos.
 
Imagem: Departamento de Estado dos EUA
Brent T. Christensen, Funcionário Sênior do Departamento de Estado dos EUA atuando como Subsecretário de Controle de Armas e Segurança Internacional (esquerda), e Maria Malmer Stenergard, Ministra das Relações Exteriores da Suécia (direita), assinam um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas na Embaixada da Suécia em Washington D.C., em 20 de junho de 2025.

Este foi o sexto acordo desse tipo assinado pelos EUA com outro país até hoje. O plano é estabelecer o Complexo de Lançamento 3C como o novo lar para o foguete Alpha.
 
“A finalização do [Acordo de Salvaguardas Tecnológicas] nos deixa um passo mais perto de lançar nosso foguete Alpha a partir da Suécia e preencher uma lacuna no mercado europeu de satélites,” disse Oakes. “Em colaboração com a SSC, estamos aproveitando a infraestrutura existente em Esrange para avançar rapidamente e atender às necessidades de espaço ágil de nossos parceiros da OTAN e clientes comerciais. Este acordo elimina barreiras regulatórias e dá aos clientes mais confiança de que os EUA e a Suécia estão comprometidos com uma capacidade de lançamento orbital a partir de Esrange.”
 
Ainda não está claro quando exatamente a Firefly Aerospace poderá começar os lançamentos a partir de Esrange.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários