A Firefly Aerospace Estuda a Possibilidade de Explorar Lançamentos de Seu Foguete Alpha a Partir do Japão
Caros leitores e leitoras do BS!
No dia 20 de agosto, o portal Spaceflight Now noticiou que a empresa Firefly Aerospace está estudando a possibilidade de explorar lançamentos de seu Foguete Alpha a partir da costa do Japão.
Imagem: Trevor Mahlmann / Firefly Aerospace
![]() |
| A Firefly Aerospace lançou seu sexto foguete Alpha a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg em 29 de abril de 2025. |
De acordo com a nota do portal, a Firefly Aerospace pode em breve levar seus foguetes Alpha para a costa do Japão. Na segunda-feira, a Space Cotan Co., Ltd., operadora do Hokkaido Spaceport (HOSPO), anunciou que assinou um memorando de entendimento com a empresa de lançamentos espaciais com sede no Texas para realizar um estudo de viabilidade examinando a praticidade de lançar o foguete Alpha da Firefly a partir de seu local de lançamento.
Localizado na cidade de Taiki, na ilha de Hokkaido, ao norte do Japão, o Hokkaido Spaceport se apresenta como “um espaçoporto comercial que atende empresas e universidades no Japão e no exterior, além de agências governamentais e outras organizações.” O espaçoporto anuncia lançamentos em órbitas de 42 a 98 graus, incluindo órbitas síncronas ao Sol.
O Hokkaido Spaceport possui espaço para dois complexos de lançamento projetados para dar suporte a lançamentos de foguetes orbitais de pequeno porte.
Imagem: Space Cotan
“A Firefly continuará a expandir nossas capacidades de lançamento ágil para atender à crescente demanda do mercado de satélites em todo o mundo,” disse Adam Oakes, Vice-Presidente de Lançamentos da Firefly Aerospace, em comunicado. “Estamos ansiosos para explorar a oportunidade de lançar nosso foguete Alpha a partir do Japão, o que nos permitiria atender à crescente indústria de satélites na Ásia e agregar resiliência para os aliados dos EUA com um veículo de lançamento orbital comprovado.”
Todos os seis lançamentos do foguete Alpha da Firefly Aerospace até agora ocorreram a partir do Complexo de Lançamento Espacial 2 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. A empresa está programada para lançar seu sétimo foguete Alpha em uma missão para a Lockheed Martin, mas uma data ainda não foi anunciada, já que a empresa continua investigando um problema ocorrido no sexto lançamento do Alpha em abril.
Estabelecer um memorando de entendimento com o Hokkaido Spaceport significa que as duas entidades poderão desenvolver um projeto mais concreto para o complexo de lançamento e resolver todas as questões logísticas para trazer a capacidade de lançamento do Alpha ao Japão.
“Aproveitando a localização ideal da cidade de Taiki, em Hokkaido, apoiaremos diversos provedores de serviços de lançamento e contribuiremos para a revitalização da indústria espacial na região,” disse Yoshinori Odagiri, Presidente e CEO da Space Cotan, em comunicado.
Empresa dos EUA, Lançando no Exterior
Esta não seria a primeira vez que uma empresa espacial dos EUA leva suas capacidades de lançamento para o exterior. O exemplo moderno mais proeminente disso é a Rocket Lab. A empresa tem sede em Long Beach, Califórnia, mas lançou a grande maioria de seus mais de 60 foguetes Electron a partir de Mahia, na Nova Zelândia.
Enquanto isso, a Firefly Aerospace também tem planos de levar seus lançamentos para a Europa. Especificamente, está trabalhando em conjunto com a Swedish Space Corporation (SSC) para realizar lançamentos a partir do Centro Espacial de Esrange, em Kiruna, Suécia.
Mais recentemente, um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas foi assinado em 20 de junho na Embaixada da Suécia em Washington D.C. O acordo entre os dois países estabelece o aparato técnico e jurídico necessário para permitir que foguetes dos EUA sejam lançados a partir de espaçoportos suecos.
Imagem: Departamento de Estado dos EUA
Este foi o sexto acordo desse tipo assinado pelos EUA com outro país até hoje. O plano é estabelecer o Complexo de Lançamento 3C como o novo lar para o foguete Alpha.
“A finalização do [Acordo de Salvaguardas Tecnológicas] nos deixa um passo mais perto de lançar nosso foguete Alpha a partir da Suécia e preencher uma lacuna no mercado europeu de satélites,” disse Oakes. “Em colaboração com a SSC, estamos aproveitando a infraestrutura existente em Esrange para avançar rapidamente e atender às necessidades de espaço ágil de nossos parceiros da OTAN e clientes comerciais. Este acordo elimina barreiras regulatórias e dá aos clientes mais confiança de que os EUA e a Suécia estão comprometidos com uma capacidade de lançamento orbital a partir de Esrange.”
Ainda não está claro quando exatamente a Firefly Aerospace poderá começar os lançamentos a partir de Esrange.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!



Comentários
Postar um comentário