A Última Peça do Foguete SLS da 'Missão Artemis II' Deixou o 'Centro Marshall' da NASA Rumo ao 'Centro Espacial Kennedy'
Caros leitores e leitoras do BS!
No dia de ontem (19/08), o portal da NASA noticiou que a última peça de hardware de voo da Missão Artemis II para o foguete SLS (Space Launch System) partiu do Centro de Voos Espaciais Marshall da NASA, em Huntsville, Alabama, no dia 18 de agosto, e chegará ao Centro Espacial Kennedy da agência, na Flórida, ainda esta semana para ser integrada ao restante do foguete.
Crédito: NASA
De acordo com a nota do portal, construído em alumínio leve no Marshall, o adaptador de estágio da Orion, em formato de anel, conecta o estágio intermediário de propulsão criogênica à espaçonave Orion. Um diafragma composto dentro do anel atua como uma barreira entre a Orion e o restante do foguete, impedindo que gases — como o hidrogênio — entrem na espaçonave. Um alvo auxiliar de acoplamento foi instalado no adaptador de estágio da Orion do Artemis II para ser usado pelos astronautas durante a demonstração planejada de operações de proximidade, com o objetivo de testar as capacidades de manobra da Orion.
O adaptador foi fabricado utilizando a técnica de soldagem por fricção (friction stir welding) no Laboratório de Materiais e Processos do Marshall. É a única peça do foguete SLS construída inteiramente por engenheiros da NASA.
O adaptador também transportará diversos CubeSats — pequenos satélites com experimentos científicos e demonstrações tecnológicas, com o objetivo de expandir o entendimento do ambiente espacial. Após a separação da Orion, uma unidade de aviônica no adaptador enviará sinais para liberar as cargas úteis em horários pré-selecionados. Parceiros internacionais da Coreia do Sul, Alemanha, Argentina e Arábia Saudita desenvolveram os quatro CubeSats que farão parte do Artemis II.
À medida que o foguete Artemis II se aproxima da conclusão no Kennedy, as equipes continuam trabalhando no hardware de voo para o Artemis III. Ainda neste outono, engenheiros do Marshall irão virar o adaptador de estágio da Orion do terceiro foguete e instalar o diafragma.
Por meio do programa Artemis, a NASA enviará astronautas para explorar a Lua com objetivos de descoberta científica, benefícios econômicos e para construir a base das primeiras missões tripuladas a Marte.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário