Estudantes da Universidade Concordia do Canadá, Lançam 'Foguete Starsailor' e Entram Para a História

Caros leitores e leitoras do BS!
 
A notícia foi publicada em 15/08 no site do ici.radio-canada e traz uma informação curiosa: estudantes da Universidade Concordia fizeram história ao lançar o Foguete Starsailor. De acordo com esse portal canadense, o Starsailor é o motor de foguete mais poderoso já construído por estudantes a ser lançado, segundo o órgão federal Transport Canada.
 
Foto: Simon Randy/Space Concordia
O foguete Starsailor mede pouco menos de 13 metros de comprimento e gera uma média de 35 quilonewtons de empuxo, segundo o site da Space Concordia.

De acordo com a nota do portal, estudantes da Universidade Concordia comemoraram com gritos e assobios enquanto o foguete Starsailor decolava em território Cree, marcando o primeiro foguete desse porte lançado por uma equipe estudantil.
 
Às 5h34 (horário do leste dos EUA), o foguete foi lançado em um clarão de luz — registrado em uma transmissão ao vivo publicada no YouTube — a partir de um acampamento base a cerca de 250 quilômetros ao norte de Mistissini, no norte de Quebec.
 
"Isso é insano", disse o estudante Shua Kalmanson, olhando para a nuvem de fumaça criada pela separação do foguete.
 
"Esse foi o maior foguete construído por estudantes já lançado — muito legal", acrescentou Simon Randy, presidente da Space Concordia.
 
A missão é um esforço colaborativo entre a Divisão de Foguetes da Space Concordia e membros da comunidade Cree local.
 
Pamela MacLeod, membro do conselho de Mistissini, disse que quando ouviu pela primeira vez sobre o pedido dos estudantes para lançar o foguete em Mistissini, achou "estranho, mas interessante".
 
"Isso é, sabe... algo muito diferente... nunca aconteceu algo assim dentro do nosso território", disse ela. "E ao mesmo tempo, vejo como uma oportunidade para todos os membros da nossa comunidade, nossos anciãos, presenciarem algo assim e fazerem parte disso."
 
O lançamento de sexta-feira foi a terceira tentativa da equipe, após os dois primeiros agendamentos terem sido cancelados devido às condições meteorológicas desfavoráveis.
 
Os estudantes esperavam que o Starsailor chegasse ao espaço, ultrapassando a Linha de Kármán — que está a 100 quilômetros de altitude — antes de retornar à Terra. No entanto, o foguete se separou antes do previsto, o que pode ter prejudicado sua ascensão.
 
O professor da Concordia, Hoi Dick Ng, disse que a equipe só saberá se o foguete realmente chegou ao espaço depois de recuperar e analisar os destroços e os dados da trajetória.
 
Foto: Simon Randy/Space Concordia
O foguete foi projetado por estudantes da Divisão de Foguetes da Space Concordia e fabricado na universidade. Eles então tiveram que transportá-lo até Mistissini, uma viagem de cerca de nove horas ao norte de Montreal.

Se tiver ido longe o suficiente, o Starsailor será o primeiro foguete de combustível líquido construído por estudantes a chegar ao espaço, o primeiro lançamento espacial do Canadá em mais de 25 anos e o primeiro realizado por uma equipe estudantil, segundo a universidade.
 
Charles Basenga Kiyanda, outro professor que colaborou no projeto, disse que, independentemente de o foguete ter alcançado o espaço ou não, o lançamento foi um sucesso inegável. Ele acordou seu filho de 10 anos às 5 da manhã para testemunhar a façanha ao seu lado.
 
"Em uma fase experimental, isso não é um fracasso. Se houve ignição, já é bom. Temos informações com as quais podemos trabalhar e melhorar", disse Basenga Kiyanda.
 
"Quando se trabalha com foguetes... qualquer pequeno contratempo ainda é extremamente impressionante."
 
Hannah Halcro, que participa do projeto desde o início, há sete anos, disse à audiência da transmissão ao vivo que, apesar do contratempo, "todo mundo ainda está muito feliz".
 
"Não pudemos testar a estrutura em si, só conseguimos fazer simulações — e simulações não são realidade — então agora sabemos."
 
Nos próximos dias, a equipe de recuperação trabalhará para encontrar e resgatar o foguete com a ajuda de pilotos de helicóptero locais.
 
Originalmente construído para uma competição científica, o foguete acabou sem concurso após o cancelamento do evento devido à pandemia da COVID-19. Mesmo assim, a equipe — composta por mais de 700 membros desde 2018 — seguiu em frente com o objetivo de fazer história e lançar o foguete mais poderoso já construído por estudantes, como confirmado por um comunicado do Transport Canada no início deste mês.

Foto: Simon Randy/Space Concordia
Mais de 700 membros contribuíram para a missão Starsailor desde sua criação em 2018.

Ele foi projetado pelos estudantes e fabricado por eles na Universidade Concordia. Depois, tiveram que conduzir diversos testes nas partes individuais do foguete e, posteriormente, no conjunto completo, antes de desmontá-lo e transportá-lo até Mistissini, a nove horas de carro ao norte de Montreal.
 
Todo o processo, do início ao fim, durou sete anos.
 
À medida que o sol subia, Halcro apareceu na transmissão ao vivo para explicar exatamente o que havia acontecido, acompanhada de Randy e Alice Langlais, que fez a tradução para o francês. Ao fundo, um grupo de pessoas se reuniu para comemorar e aplaudir o feito.
 
"Nos vemos no espaço da próxima vez", disse Halcro, rindo, antes de se virar para a câmera e se juntar ao grupo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários