Lander e rover da China pousam em Marte com sucesso!

Olá, leitora! Olá, leitor!

Na madrugada de ontem (14 para 15 de maio de 2021) a China fez história ao conseguir pousar o Lander com o rover (recém "batizado" de Zhurong) da sua primeira missão à Marte, a missão Tianwen-1.

Imagem da concepção artística do lander e do rover chinês, adaptada.
Fonte: CNSA.

Com esse feito a China se firma no cenário espacial com a grande potência que fará frente aos Estados Unidos da América, o que na nossa opinião declara aberta a 2a Corrida Espacial.

Para alguns analistas, esse fato pode provocar os americanos a concentrar mais recursos ao seu programa espacial para o espaço profundo que, com a mudança de governo dos Republicanos para os Democratas, chegou a criar rumores de um maior investimento em tecnologias espaciais para programas ambientais na Terra em detrimento ou menor atenção para o Programa Artemis ou para a corrida para Marte.

Ainda sem imagens ou vídeos oficiais liberados pela Agência Espacial Chinesa, veja aqui no vídeo do canal Um Pequeno Passo, do nosso parceiro Ricardo Freire, um resumo desse grande feito: 

Vídeo sobre o pouso do Zhurong em Marte.
Créditos: Um Pequeno Passo.

Caso queira mais informações sobre a missão Tianwen-1, ouça os episódios X e X do Podcast Espacial Brasileiro (PEB):

             

Em tempo, parabenizamos a China e ao povo chinês pelo grande feito e desejamos sucesso ao Zhurong na missão que ele vai iniciar a partir do dia 22 de maio. 

Brazilian Space

Comentários

  1. Mesmo em tempos de crise, a ciência avança na "Civilização". Enquanto isso, aqui na "Barbárie"...

    ResponderExcluir

Postar um comentário