quinta-feira, 26 de abril de 2018

IEAv Recebe Representantes da CJU/SJC e Apresenta, Entre Outros, o Projeto Hipersônico 14-X (PROPHIPER)

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o este instituto recebeu recentemente a visita de representantes da Consultoria Jurídica da União, em São José dos Campos (CJU/SJC) para apresentar projetos, entre eles, o projeto hipersônico 14-X (PROPHIPER).

Duda Falcão

IEAv Recebe Representantes da CJU/SJC
e Apresenta, Entre Outros, o Projeto
Hipersônico 14-X (PROPHIPER)

IEAv – Instituto de Estudos Avançados


A Dimensão 22, DNA da FAB, corresponde a uma área de 22 milhões de km2, um cenário tridimensional fabuloso que a Força Aérea Brasileira protege por meio das ações de “Controlar, Defender e Integrar”. Nesse sentido, e alinhado com a sua Missão Institucional, o Instituto de Estudos Avançados vem desenvolvendo pesquisas no sentido de otimizar, por meio do uso de tecnologia de ponta, cada uma dessas atribuições.

No cumprimento de sua missão de ampliar o conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro, o IEAv constantemente estabelece parcerias com diversas entidades, tais como Indústrias, Institutos de Ciência e Tecnologia, Empresas de Tecnologia, Universidades, Agências de Fomento, Fundações de Apoio, etc. Essas parcerias se formalizam por meio de instrumentos jurídicos, cuja produção encontra apoio e sustento na valiosa assessoria da Consultoria Jurídica da União, em São José dos Campos - CJU/SJC, a qual possui a tríade “CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO” como abordagem finalística dos órgãos federais por ela assessorados. Esta é responsável pela realização de estudos e definição de procedimentos juridicamente viáveis para implementação das políticas públicas de CT&I no setor aeroespacial.

Nesse sentido, e sempre buscando um maior conhecimento sobre as atividades aqui desenvolvidas, os membros do CJU/SJC, Dr. Longato e Dr. Gerson, realizaram uma visita ao IEAv, quando então receberam um briefing do Diretor, com informações sobre os diferentes projetos conduzidos pela Instituição. Ainda, tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH), com sua infraestrutura computacional e física de túneis de vento.

Segundo o Cel Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, “a visita foi extremamente proveitosa, na medida em que proporciona ao assessor conhecer a realidade do projeto que vai avaliar, permitindo uma maior e mais eficiente assessoria jurídica, entendendo melhor as nuances e os gargalos encontrados pelo setor técnico. Em especial, a iniciativa do Dr. Longato de nos visitar é uma atitude digna de destaque, na medida em que sai se seu gabinete e se propõe a conhecer e entender o problema em seus pormenores, mostrando uma atitude nobre, humilde e extremamente valorosa. O nosso eterno agradecimento ao Dr. Longato e aos integrantes da CJU/SJC, os quais, com essa iniciativa, permitirão, muito mais claramente e eficientemente, o cumprimento de nossa missão institucional, qual seja a de ampliar o conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o poder aeroespacial brasileiro”.



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Pois é, não situação atual de total desmando no PEB, quanto melhor os institutos do programa estiverem em sinergia com a Consultoria Jurídica da União, em São José dos Campos, melhor para o Brasil. Porém pouco muda pois não há o comprometimento governamental em realizar a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário