CTEE do INPE Desenvolve Kit de Cubesat Para Oficinas Direcionadas ao Ensino Fundamental é Médio

Olá leitor!

Os alunos de pós-graduação da “Capacitação Técnica em Engenharia Espacial (CTEE)”, programa de capacitação prática em Engenharia Espacial do curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), desenvolveram um kit muito interessante.

“Trata-se de um kit para oficinas de cubesats que simula as partes principais de um pequeno satélite deste tipo como, bateria, computador de bordo, sensores e atuadores, que os alunos do CTEE desenvolveram para levarem para escolas e feiras e assim divulgar o INPE e o nosso trabalho” disse o jovem Lazaro Camargo, aluno do CTEE.

Recentemente esse kit foi apresentado durante a realização do “38° Congresso Brasileiro de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBraVIC)”, realizado de 22 e 25 de agosto no INPE (veja aqui), quando então os alunos do CTEE formados por pós-graduandos do instituto, ministraram oficinas na área de nanossatélites e cubesats  para alunos do ensino fundamental e médio.

Veja abaixo um vídeo produzido pelo CTEE apresentado as partes que compõem este kit educacional. (Vale aqui um agradecimento especial ao nosso leitor Jahyr Jesus Brito pela captura deste vídeo).

Duda Falcão

Comentários