UFABC Rocket Design Realiza Com Sucesso Lançamento de Nova Versão do Foguete Boitatá

Olá leitor!

A equipe “UFABC ROCKET DESIGN” da Universidade Federal do ABC (UFABC) realizou no dia 27 de setembro passado da Fundação CEU - Centro de Estudos do Universo, em Brotas-SP, mais um lançamento bem sucedido do seu foguete Boitatá. (Boitatá X)

Para este lançamento o Boitatá X (primeiro foguete desenvolvido pela equipe) foi remodelado e reconstruído e teve como objetivo nesta missão testar os novos sistemas desenvolvidos, garantindo assim a eficácia dos equipamentos durante as competições vindouras.

Veja abaixo o link do vídeo do lançamento:


Vale lembrar que o Projeto Boitatá conta desde o seu início com o valioso apoio da empresa ALLTEC Materiais Compostos e em nossa opinião, sendo uma equipe de uma universidade paulista, a mesma bem que poderia contar com o apoio da FIESP (principalmente visando sua participação no IREC de 2016 nos EUA) como ocorre com a equipe ITA ROCKET DESIGN do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Além do lançamento bem sucedido de seu foguete Boitatá X, vale completar que alguns dias antes, mais precisamente no dia 21 de setembro, representantes da equipe estiveram visitando o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Nesta importante visita, os jovens estudantes da UFABC tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do instituto e de firmar uma parceria entre as duas instituições, após uma reunião com o Dr. Gilder Nader, coordenador da Área de Aerodinâmica Espacial e Engenharia do Vento. Com esta parceria, a equipe UFABC ROCKET DESIGN espera ter a oportunidade de obter um ganho técnico e experimental imenso no desenvolvimento de seus foguetes.

Complementando vale dizer que o IPT (para quem não o conhece) é um dos institutos de pesquisa mais avançados do país e que está em atividade há mais de 100 anos, atuando em diversas áreas voltadas para a tecnologia.

Abaixo segue algumas fotos da campanha de lançamento do Foguete Boitatá X.

Duda Falcão

Equipe formada por Heitor Rodrigues, Vinicius Fernandes,
Victoria Arantes, Gabriel Furlan, Alexandre Goulart, Cauê Napier,
Rebecca Travaglia, Vinicius Riemma, Érica Motta, Gabriel Lopes Yamato,
Lucas De Oliveira Morais e Luan Henrique Glasser

Comentários