Estudantes de Engenharia Conhecem Atividades do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante nota publicada hoje (10/09) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que 30 Estudantes de Engenharia de instituições de ensino superior, da capital maranhense, estiveram no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) para conhecer de perto as suas atividades.

Duda Falcão

ESPAÇO

Estudantes de Engenharia Conhecem Atividades
do Centro de Lançamento de Alcântara (MA)

Universitários puderam entrar em contato com diversos
setores responsáveis pelo lançamento de foguetes

CLA
10/09/2015 - 10:32h


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu, na quinta-feira (4/9), uma comitiva de 30 estudantes de engenharia de instituições de ensino superior, da capital maranhense. O intercâmbio faz parte da programação da III Semana de Engenharia (III SENGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e permitiu aos participantes conhecer a contribuição do CLA na área de engenharia.

Os estudantes assistiram a uma apresentação institucional abordando o panorama atual da atividade espacial no mundo, o histórico e organização sistêmica da área no país, bem como, infraestrutura disponível, avanços implementados e principais operações de lançamento do CLA. 


Os universitários maranhenses conheceram ainda o Centro de Controle, local responsável pela coordenação das operações de lançamento. No Setor de Comando e Controle, conheceram as estações de Telemedidas (que coleta os dados de lançamento), de Meteorologia e o Radar Adour (rastreio em voo).

No Setor de Preparação e Lançamento, foram até o Centro de Controle Avançado, conhecido também como casamata, que abriga a equipe responsável pela segurança de área e pela montagem, transporte e integração dos foguetes no lançador.


Ao término, os visitantes puderam ver de perto uma réplica em dimensões reais do foguete VSB-30, primeiro veículo de desenvolvimento nacional certificado, com capacidade de levar até 400 Kg de experimentos para ambiente de microgravidade visando o aperfeiçoamento de estudos e pesquisas. O VSB-30 já foi lançado 19 vezes, sendo três vezes no CLA e 16 no Centro de Lançamento de Esrange, em Kiruna, na Suécia.

O objetivo do evento anual é fomentar o exercício da engenharia como ferramenta para o desenvolvimento técnico-científico no Brasil, a fim de proporcionar uma perspectiva socioeconômica em regiões ainda pouco desenvolvidas e regiões em desenvolvimento. Ainda espera-se divulgar o papel do engenheiro para o fortalecimento econômico e assim promover um debate sobre as tendências regionais do mercado de trabalho, além dos quesitos necessários para o desenvolvimento do futuro profissional.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários