Lançamento do 14-X S realizado com sucesso

Olá, leitora! Olá, leitor!

Ontem foi finalmente realizada, a partir do Centro de Espacial de Alcântara (CEA), a tão esperada Operação Cruzeiro.

Vídeo: Lançamento do Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) Operação Cruzeiro.
Fonte: Redes Sociais da Força Aérea Brasileira.

Primeira etapa de quatro previstas para validação dos principais componentes da tecnologia de vanguarda de veículos hipersônicos, a Operação Cruzeiro destinou-se a validar a plataforma de demonstração tecnológica do motor hipersônico aspirado, batizada de 14-X S, para a qual foi planejado que a mesma fosse levada até sua condição de partida, a cerca de 7.500 km/h (na estratosfera terrestre), por um Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), baseado no foguete de sondagem VSB-30, o 32º da série, construído pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Imagem: Patch de Missão da Operação Cruzeiro
Fonte: Site do IEAv.

Projeto em desenvolvimento pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), instituição de pesquisa ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeroespacial (DCTA), desde 2007, que, obviamente, sofreu diversos atrasos durante esse período, o mesmo é fundamental para o domínio das tecnologias que envolvem o voo hipersônico, tecnologia essa desenvolvida ou em desenvolvimento por pouquíssimos países.

Aproveitamos o ensejo para parabenizar o IEAv / IAE / IFI / DCTA / FAB e a empresa Orbital pelo desenvolvimento e o sucesso do lançamento, desejando que experimento da plataforma 14-X S (sem resultados ainda divulgados), tenha logrado êxito esperado.

Se quiser conhecer um pouco mais do projeto veja algumas de nossas matérias:

Nova Frustração, 'Operação Cruzeiro' Foi Adiada Pelo IAE (outubro 05, 2020);

- IEAv Supera Mais Um Desafio em Busca do Domínio do Vôo Hipersônico: “Túnel Hipersônico T4 Comissionado e em Operação”!! (janeiro 01, 2020);

- Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro (novembro 15, 2019);

Brazilian Space

Comentários

  1. Felicitaciones por la prueba concretada y Éxitos para el programa 14-S! Saludos

    ResponderExcluir
  2. Pois e leitores do BS!

    Finalmente o primeiro experimento deste importante projeto de Hipersonica Aspirada do IEAv saiu do computador e das apresentações em Power Point para enfim a realização de algo concreto, nos colocando assim definitivamente em um seleto clube de países (Austrália, China, EUA, França, Japão e Rússia) que realizam pesquisas nessa área. Quiçá a continuidade deste projeto seja conduzida com a seriedade e comprometimento necessário para que assim o mesmo não acabe como o tão importante quanto e de fim melancólico Projeto SARA do IAE, sem falar evidentemente no esperado por décadas VLS-1. Falta agora, como citado pelo Prof. Rui Botelho aguardar e torcer pelo sucesso do experimento 14-XS. Avante IEAv e parabéns a todos os envolvidos nesta missão.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  3. Felicitaciones a Brasil por este logro tecnológico. Vaya nuestro reconocimiento y aplauso para nuestros hermanos (Brasil) que se toman en serio la defensa e integridad de su territorio nacional, y que a pesar de las tremendas presiones recibidas no ha abandonado su programa de enriquecimiento de uranio, ni misilístico, ni de submarino nuclear, ni de portaviones. Kudos!

    ResponderExcluir
  4. Aplausos para Brasil desde Argentina! A seguir adelante con este proyecto tan interesante y desafiante. Gran logro!

    ResponderExcluir
  5. Meus cumprimentos à todos os envolvidos !

    ResponderExcluir

Postar um comentário