Lançamento do 14-X S realizado com sucesso
Olá, leitora! Olá, leitor!
Ontem foi finalmente realizada, a partir do Centro de Espacial de Alcântara (CEA), a tão esperada Operação Cruzeiro.
Primeira etapa de quatro previstas para validação dos principais componentes da tecnologia de vanguarda de veículos hipersônicos, a Operação Cruzeiro destinou-se a validar a plataforma de demonstração tecnológica do motor hipersônico aspirado, batizada de 14-X S, para a qual foi planejado que a mesma fosse levada até sua condição de partida, a cerca de 7.500 km/h (na estratosfera terrestre), por um Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), baseado no foguete de sondagem VSB-30, o 32º da série, construído pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
Projeto em desenvolvimento pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), instituição de pesquisa ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeroespacial (DCTA), desde 2007, que, obviamente, sofreu diversos atrasos durante esse período, o mesmo é fundamental para o domínio das tecnologias que envolvem o voo hipersônico, tecnologia essa desenvolvida ou em desenvolvimento por pouquíssimos países.
Aproveitamos o ensejo para parabenizar o IEAv / IAE / IFI / DCTA / FAB e a empresa Orbital pelo desenvolvimento e o sucesso do lançamento, desejando que experimento da plataforma 14-X S (sem resultados ainda divulgados), tenha logrado êxito esperado.
Se quiser conhecer um pouco mais do projeto veja algumas de nossas matérias:
- Nova Frustração, 'Operação Cruzeiro' Foi Adiada Pelo IAE (outubro 05, 2020);
- IEAv Supera Mais Um Desafio em Busca do Domínio do Vôo Hipersônico: “Túnel Hipersônico T4 Comissionado e em Operação”!! (janeiro 01, 2020);
- Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro (novembro 15, 2019);
Brazilian Space
Felicitaciones por la prueba concretada y Éxitos para el programa 14-S! Saludos
ResponderExcluirPois e leitores do BS!
ResponderExcluirFinalmente o primeiro experimento deste importante projeto de Hipersonica Aspirada do IEAv saiu do computador e das apresentações em Power Point para enfim a realização de algo concreto, nos colocando assim definitivamente em um seleto clube de países (Austrália, China, EUA, França, Japão e Rússia) que realizam pesquisas nessa área. Quiçá a continuidade deste projeto seja conduzida com a seriedade e comprometimento necessário para que assim o mesmo não acabe como o tão importante quanto e de fim melancólico Projeto SARA do IAE, sem falar evidentemente no esperado por décadas VLS-1. Falta agora, como citado pelo Prof. Rui Botelho aguardar e torcer pelo sucesso do experimento 14-XS. Avante IEAv e parabéns a todos os envolvidos nesta missão.
Duda Falcão
Felicitaciones a Brasil por este logro tecnológico. Vaya nuestro reconocimiento y aplauso para nuestros hermanos (Brasil) que se toman en serio la defensa e integridad de su territorio nacional, y que a pesar de las tremendas presiones recibidas no ha abandonado su programa de enriquecimiento de uranio, ni misilístico, ni de submarino nuclear, ni de portaviones. Kudos!
ResponderExcluirAplausos para Brasil desde Argentina! A seguir adelante con este proyecto tan interesante y desafiante. Gran logro!
ResponderExcluirMeus cumprimentos à todos os envolvidos !
ResponderExcluir