Enfim, para alegria de todos, o James Webb foi lançado com sucesso!

Olá, leitora! Olá, leitor! 


Depois de mais de 25 anos de desenvolvimento, cercado de muitas expectativas e com um histórico contratempos e de atrasos no seu desenvolvimento, finalmente o Telescópio Espacial James Webb (JWST - James Webb Space Telescope) foi lançado na nublada manhã dia 25/12/2021 (sábado), às 9:20h (7:20h AM Eastern Time), a partir do Centro de Lançamento de Kourou, na Guiana.


Mesmo com o tempo muito nublado e com a desconfiança de muitos que o lançcamento seria adiado, o veículo lançador Ariane 5 foi lançado no horário marcado e com um voo nominal, levou o James Webb a sua órbita inicial de manobra, cerca de 28 minutos após a decolagem.

Acompanhamos o lançamento, participando da live do canal do Homem do Espaço, sob o comando do Junior Miranda.

Vídeo: Live do acompanhamento do lançamento do James Webb do canal Homem do Espaço.

Nessa fase final do lançamento, o estágio superior do Ariane 5 imprimiu à espaçonave uma velocidade de 35.400 km/h (~ 22.000 Mph), antes de desacoplar da mesma, a uma altitude de 1.387 km, para, a partir dessa altura,  o James Webb executar as suas manobras para o atingimento da sua orbita final no ponto Lagrangeano 2 (L2), posição orbital operacional do telescópio (a 1,5 milhão de km da Terra no apogeu e 374 mil km, no perigeu).

Imagem: Infográfico da implantação pós-lançamento JWST
Fonte: NASA.

Essas manobras vão durar aproximadamente 30 dias (até o JWST alcançar L2) e só depois de 5 a 6 meses de configurações e testes o mesmo começará a operar, lá para agosto de 2022.

Parabéns à NASA, a Ariane Space e todos que participaram do projeto e do lançamento! Grande vitória para as ciências espaciais!

Brazilian Space

Comentários

  1. Olá amigos do BS!

    Verdade, realmente sensacional, o Prof. Rui Botelho coloca com muita propriedades as suas impressões sobre a importância desse Telescópio Espacial para a história da humanidade que ainda será escrita. Será um divisor de águas para conhecimento humano sobre a ciência espacial, como foi o Telescópio Espacial Huble até hoje. Com o James Webb, a humanidade fará descobertas inimagináveis nas próximas décadas, sem dúvida alguma. No entanto, antes de mais nada teremos de posiciona-lo primeiro no ponto L2 e ativa-lo, coisa que, como podemos ver na nota acima, não será nada fácil de fazer. Só nos resta torcer e muito para o sucesso desta missão histórica. Avante Telescópio Espacial James Webb.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário