Lindo flagrante da ISS durante trânsito lunar registrado por astrônomo de Rondônia!

Olá, leitora! Olá, leitor!

Na última semana tivermos o fenômeno da "Super Lua" que movimentou os apaixonados astrônomos (amadores e profissionais) pela busca das melhores imagens e vídeos do nosso satélite.

Dentre essas observações, tivemos acesso ao excelente registro feito por Tales Costa Ochi, do Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia, que flagrou o transito lunar da Estação Espacial Internacional (ISS).

Imagem da composição do transito em vários momentos.
Créditos: Tales Costa Ochi (occhitalles@gmail.com) - Clube de Astronomia de Rondônia .

"Finalmente consegui pegar a ISS em trânsito no disco lunar...Por via das dúvidas, para evitar erro de tempos, deixei gravando 5 minutos antes da passagem, porém o app ISS detector é muito preciso, passou certinho", comentou Ochi, ainda vibrando com o feito.

Como comentado pelo astrônomo, para garantir a previsibilidade do momento da passagem da ISS, ele se valeu da previsão do trânsito disponibilizada pelo site https://transit-finder.com/.

O equipamento utilizado por Ochi foi um telescópio refrator de 65mm f/5.4 DIY, montagem equatorial Exos Nano, câmera ZWO ASI120mc.

Segue abaixo o vídeo original do registro do flagrante:

Vídeo do trânsito lunar da ISS.
Créditos: Tales Costa Ochi (occhitalles@gmail.com) - Clube de Astronomia de Rondônia .

Tales Costa Ochi tem 33 anos, é residente em Porto Velho - Rondônia e tem como hobbies a astrofografia / astronomia e astronáutica. É membro do Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia e divulga a astronomia no seu estado e no país, através de palestras, observações públicas e eventos online.

Brazilian Space


Comentários

Postar um comentário