[BS Especial] Os 60 anos do voo de Yuri Gagarin!

Olá, Leitora! Olá, Leitor!

Hoje, 12 de abril de 2021, completamos exatos 60 anos da façanha protagonizada por Yuri Gagarin, quando do seu voo espacial que inaugurou a era das missões tripuladas por humanos na órbita terrestre. Esse evento que completa seu sexagésimo aniversário é um feito que está cunhado na história da humanidade como um divisor entre novas eras das conquistas tecnológicas mundial, a partir daquele momento, presencialmente e fora do nosso planeta.

Imagem do selo da Roscosmos comemorativo aos 60 anos do voo de Yuri Gagarin.
Fonte: Roscosmos.

Em 2011, quando o Brazilian Space tinha aproximadamente 2 anos de criado, o nosso Fundador e Editor Emérito Duda Falcão também fez o registro do aniversário (dos 50 anos) dessa façanha com a matéria "Roskosmos Festeja 50 Anos do Vôo de Gagarin".

Imagem foto de Yuri Gagarin.
Fonte: Junior Miranda (Homem do Espaço), apud ?.

Nesse mais novo decênio que se soma ao aniversário do voo de Gagarin, cada ano mais fascinados com a epopéia daquele jovem que foi ao espaço como tenente e voltou a Terra como major, o Brazilian Space, em parceria com o Homem do Espaço, iniciou as homenagens ao feito do Eterno Piloto-Cosmonauta 01 com uma live realizada no último sábado, dia 10 de abril, no canal do Homem do Espaço no Youtube.

Vídeo da live "RELEMBRANDO GAGARIN E SEU VOO HISTÓRICO", 10/04/2021.
Fonte: Canal Homem do Espaço no YouTube (Disponível em: https://youtu.be/8l5UxVCcj2E)

Nessa live os editores dos dois canais de divulgação científica, Junior Miranda (Homem do Espaço) e Rui Botelho (Brazilian Space), conversaram por mais de 2 horas sobre o voo, o contexto e os fatos históricos, sobre os equipamentos e as tecnologias envolvidas na projeto da Vostok. Ao final da apresentação houve uma sessão de perguntas e respostas para os expectadores que acompanhavam a transmissão.

Complementarmente, o Brazilian Space (Blog) e o Homem do Espaço (Blog) vão publicar matérias e divulgar conteúdos sobre essa fantástica história, contando com material produzido por Junior Miranda, um dos maiores (senão o maior) especialistas brasileiros (e um dos maiores do mundo) em astronáutica, principalmente em matéria de Programa Espacial Russo / Soviético.

Vídeo do lançamento do voo de Yuri Gagarin.
Fonte: Desconhecida.

Enfim, segue abaixo uma "palhinha" do material exclusivo produzido pelo Junior Miranda:

Gagarin e o voo

12 de abril marca o primeiro voo espacial tripulado, feito pelo cosmonauta Yuri Gagarin a bordo da nave espacial Vostok. Sua cosmonave Vostok (nome-código Kedr, ou Cedro) decolou da plataforma de lançamento em Baikonur às 09:07 horário de Moscou no topo do foguete 8K72K. 

 

Imagem da renderização da nave Vostok.
Fonte: Junior Miranda (Homem do Espaço), 

Ele entrou em uma órbita com perigeu de 181 km e apogeu de 327 km, acima do esperado devido a uma queima muito longa do segundo estágio Blok A e do terceiro estágio, Blok E. O período orbital foi de 89 min, em uma inclinação de 65 °. Em 106 minutos após o lançamento, ele estava de volta à Terra, depois de ter pousado com seu paraquedas pessoal perto da pequena aldeia de Smelovka.

A nave Vostok foi o resultado do trabalho da equipe liderada pelo principal engenheiro aeroespacial da União Soviética, Sergey P. Korolyev. Ela consistia de duas partes ou módulos. O módulo tripulado era uma esfera (chamada sharik, ou bolinha) coberta com um material ablativo para protegê-la durante a reentrada na atmosfera. 

Imagem de uma representação esquemática da cápsula da Vostok.
Fonte: Junior Miranda (Homem do Espaço), apud ? . 

Continha controles tanto automáticos quanto ativados via rádio, mas havia também controles manuais de emergência para o cosmonauta. A nave tinha uma autonomia de 10 dias. O comprimento total sem contar as antenas: 4,4 metros; diâmetro máximo (no módulo de equipamentos): 2,60 m; massa total: 4.730 kg em média – formada pela cabine e o módulo de equipamentos , este com comprimento de 2,3 m, o diâmetro máximo de 2,6 m , massa total de 2,270 kg. O total de propelentes para o controle de atitude era de 275 kg ; O controle de atitude tinha 16 propulsores que funcionavam com gás nitrogênio pressurizado.

O gás estava acondicionado em 12 tanques esféricos - o "colar de pérolas", a 150 atm (2200 psi). O fornecimento de energia era por baterias. Na parte de baixo do módulo, uma série de 8 persianas de alumínio que eram parte do radiador. Para a cápsula (spuskaemmy apparat , ou aparelho de pouso), o diâmetro era de 2,3 m. Massa total de 2.460 kg. 

O piloto respirava uma atmosfera normal de oxigênio e nitrogênio a 1 atm. Sua estrutura de alumínio e magnésio, reforçada com cobertura externa de resina fenólica com espessura variável (2,54 a 7 centímetros), camada de asbotextolito (amianto) formada por gomos hexagonais, e uma película de alumínio por cima,  para termorregulação passiva. (Junior Miranda - Homem do Espaço) 

Por fim, não podemos deixar de lembrar que o feito de Gagarin teve reflexos em todo o mundo e aqui no Brasil também, pois, quando da visita que o Piloto-Cosmonauta fez ao Brasil (entre 29 de julho e 5 de agosto de 1961), o presidente Jânio Quadros, após condecorar o herói soviético com a Ordem do Cruzeiro do Sul (maior honraria nacional), no dia 02 de agosto, publicou, em 03 de agosto, o Decreto Nº 51.133/1961 que "Cria o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Estudos Espaciais" (GOCNAE) "e dá outras providências.", ou seja: CRIA O EMBRIÃO DO PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO!

Vídeo da visita de Yuri Gagarin ao Brasil em 1961.
Fonte: Brazilian Space no YouTube, apud TV Tupy (1991).

VIVA GAGARIN!

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Última alteração: 12/04/2021 6:06h

Comentários

  1. Parabéns Prof. Rui!

    Grande iniciativa sua trazer este assunto após dez anos de minha publicação, bem como também realizar conjuntamente com o Junior Miranda a live em questão, e assim comemorar os 60 anos deste grande feito do cosmonauta Yuri Gagarin. Sucesso sempre.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo, serve de referência para estudo de gerações futuras para entendimento do grande feito da humanidade na extinta União Soviética e com seus protagonista, Gagarin, Korolyev e outros grandes heróis ! Estão de parabéns !

    ResponderExcluir

Postar um comentário