CAMPANHA COLLINS LUNAR GATEWAY

Olá, Leitora! Olá, leitor!

Infelizmente, ontem (28/04/2021) faleceu o astronauta americano Michael Collins, herói da Apollo 11, vítima de um câncer, aos 90 anos.

Imagem de Michael Collins.
Fonte: NASA.

Veterano do Programa Gemini (Gemini X), na Missão da Apollo 11, Michael Collins era o piloto e foi o único dos 3 tripulantes da missão ( com Neil Armstrong e Buzz Aldrin) que não pousou na Lua, ficando em órbita com o módulo de comando, enquanto seus colegas entravam para a história ao serem os primeiros a pisar no solo lunar.

Sempre discreto, apesar de ter sido alcunhado como "o homem mais solitário da história", pelo período em que ficou sozinho no módulo de comando e o mais longe da Terra, Collins nunca disse que se sentiu sozinho, pois estava sempre em contato com a missão e buscando executar as tarefas para que a mesma fosse um sucesso. 

Discreto e coerente com o seu papel na missão, ao tempo que nunca contestou a sua condição como o terceiro homem da missão, com grande espírito de equipe sempre defendeu o seu papel como aquele "ator sem o qual os atores principais não poderiam deixar o palco”.

Com a passagem de Collins, tomamos conhecimento da campanha de mobilização popular para apresentar uma petição à NASA para solicitando a mudança do nome da futura estação lunar do Programa Artemis, a Lunar Gateway, para Collins Lunar Gateway. 

Certos de que essa iniciativa é uma homenagem justa e a altura do homenageado, o Brazilian Space está apoiando e pedindo a colaboração dos nossos leitores para assinarem a petição e divulgarem para todos aqueles que possam colaborar, aproveitando para divulgar a história e a contribuição de Michael Collins para a exploração espacial.

Para assinar a petição, clique aqui.

Brazilian Space

Comentários