UNISANTOS Inicia as Aulas do Primeiro Curso no Brasil de Pós-Graduação em Direito e Política Espacial

Olá, Leitora! Olá, Leitor!

Segue abaixo a notícia publicada no sítio eletrônico da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), sobre o início das aulas da Pós-Graduação em Direito e Política Espacial (veja aqui), no último dia 05/04.

Brazilian Space

UNISANTOS INICIA AS AULAS DO PRIMEIRO CURSO NO BRASIL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E POLÍTICA ESPACIAL

Por Departamento de Imprensa Católica de Santos
Em 9 de Abril de 2021

A UNISANTOS deu início, no dia 5 de abril, às atividades do primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Política Espacial. Inédito no Brasil, o curso tem como objetivo desenvolver competências e habilidades que possibilitem formar profissionais para práticas avançadas do regime jurídico e político nacional e internacional do Direito Espacial. Com um grupo formado por estudantes de diferentes cidades do Brasil e de Portugal, sendo que a maioria tem formação em Direito, o curso tem duração de 12 meses e está sendo ministrado de forma remota. Ele conta com os seguintes módulos: Direito Internacional, Direito Espacial Internacional, Direito Espacial Brasileiro, Política Espacial e Relações Internacionais, Novos Atores do Direito Espacial, Direito na Internet e o Ambiente Espacial, Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Direito Espacial e Seminários Nacionais e Internacionais. 

A ideia de lançar o programa de pós surgiu no final do ano passado, quando o professor mestre Ian Grosner, que é membro do Grupo de Pesquisa em Direito e Política Espacial da UNISANTOS, apresentou a proposta. De acordo com o coordenador do curso, o professor doutor Daniel Freire e Almeida, a partir deste projeto a UNISANTOS proporcionou todo apoio necessário.

REPRESENTAÇÃO INTERNACIONAL – Doutor em Direito Internacional, o professor Daniel Almeida explica que além dos diferenciais que o curso conta, um dos fatores que influenciaram esse projeto são os esforços que a UNISANTOS vem apresentando para o desenvolvimento do curso. “Primeiro diferencial do curso é por ele ser o primeiro do Brasil. Além disso, ele conta com disciplinas avançadas que serão conduzidas por professores e convidados altamente qualificados, entre eles o próprio docente da UNISANTOS, o professor doutor Olavo Bittencourt [vice-presidente e representante da UNISANTOS no Grupo Internacional da Hai sobre Governança e Recursos Espaciais], que é um dos maiores pesquisadores do Direito Espacial, no Brasil e no Mundo”. 

O docente ainda comentou que com esse programa a UNISANTOS consolida o seu destaque na área do Direito Espacial. Desde 2013, a Universidade desenvolve uma série de atividades no segmento do Direito Espacial por meio do grupo de pesquisa.  “A UNISANTOS está consolidando o pioneirismo e o destaque nacional e internacional na área do Direito Espacial ao oferecer à comunidade acadêmica e profissional este curso inédito”, finaliza o pesquisador.

Comentários

  1. Obrigado, mais uma vez, prof. Rui e Blog Brazilian Space pela divulgação constante dos nossos esforços em prol do direito espacial e do progresso do PEB. Gostaria de registrar, também, que o Prof. Rui teve uma participação fundamental na confecção do projeto que possibilitou a abertura do curso pela Unisantos. Nosso agradecimento sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dr. Ian, Como educador, pesquisador e entusiasta do setor espacial, ver a excelente ideia que o senhor concebeu materializada e trazendo novas oportunidades para o avanço do Direito Espacial do Brasil é motivo de grande alegria! O senhor e todos os envolvidos no curso podem contar comigo e com o Brazilian Space sempre! Parabéns e sucesso para o curso!

      Excluir

Postar um comentário