Ingenuity realiza o seu primeiro voo em Marte!

Olá, leitora! Olá, leitor!

Em mais um momento antológico para a história da exploração espacial e da humanidade, o helicóptero Ingenuity realizou na manhã/madrugada de hoje (19/04/2021), o seu primeiro voo em Marte.

Essa é a primeira vez que uma aeronave voa fora da atmosfera da Terra.

Imagem da sobra do Ingenuity durante o seu primeiro voo.
Fonte: JPL / NASA.

O feito vem sendo comparado pelo americanos ao voo dos irmãos Wright, mas, para o resto do mundo, é algo mais parecido com o voo de Santos-Dumont com seu 14 Bis, haja visto que o Ingenuity utilizou seus próprios meios para decolar, não precisando de uma catapulta para alçar voo.

A missão que havia sido adiada algumas vezes por problemas detectados no software de controle, precisou de algumas modificações no código para corrigir o problema e assim sair da etapa de teste para o voo propriamente dito.

Vídeo da live realizada pelo JPL / NASA para o voo.
Fonte: JPL / NASA

Esse primeiro voo foi uma simples ascensão vertical, praticamente sem deslocamento horizontal, na qual o helicóptero alcançou cerca de 3 metros e pousou suavemente no solo marciano, com uma duração total de 40 segundos, sendo 30 segundos em voo pairado.

Os dados de telemetria e algumas imagens foram enviadas pelo próprio Ingenuity e pelo rover Perseverance, porém, imagens e vídeos de maior qualidade devem chegar nas próximas horas ou nos próximos dias, para deleite de todos nós que acompanhamos a missão.

Parabéns ao JPL e à NASA!

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários

  1. Verdade. É um feito mais análogo ao de Santos Dumont, porque do ponto de vista dos defensores dos Wright Brothers o primeiro vôo em Marte seria o MRSCL (Sky Crane) no dia 06 de Agosto de 2012. Esse foi o dispositivo que se desconectou do paraquedas e usando foguetes pairou sobre o solo marciano enquanto descia o rover Curiosity por cabos.
    Pairou na atmosfera por seus próprios meios e se afastou depois, e o feito foi repetido de novo no caso do Perseverance que ainda escolheu o melhor local para descer enquanto pairava.
    Já o Ingenuity decolou por meios próprios, pairou acima do solo e pousou novamente, bem mais ao estilo Santos Dumont.
    E agora, quem foi o primeiro a voar em Marte?
    Lol ha ha ha ha...

    ResponderExcluir
  2. UAU! They did it, sensational. Parabéns a todos que de uma forma ou outra participaram deste projeto, parabéns a NASA pelo apoio ao mesmo, parabéns ao povo americano por continuar acreditando no difícil, parabéns ao governo dos EUA e o seu Congresso por entender a grande importância de ter investido e de continuar investindo nas ciências espaciais. Ponto para os americanos, mas também ponto para a humanidade, um grande passo para a raça humana como um todo. Quiçá tivéssemos no Brasil este entendimento.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário