EX-ALUNO DO VIEIRA TEM PARTICIPAÇÃO NO HELICÓPTERO INGENUITY QUE VAI SOBREVOAR MARTE

Olá, leitora! Olá, leitor!

Segue a notícia publicada no site do centenário e tradicional colégio jesuíta soteropolitano, Colégio Antônio Vieira, sobre um dos seus ex-alunos, cujo trabalho contribuiu para o desenvolvimento do helicóptero Ingenuity, que vai voar em Marte nos próximos dias.

O vieirense em questão é o indiano Gosula Raja Reddy, que estudou no Vieira boa parte do ensino fundamental e todo o ensino médio (de 1974 a 1980). Além de completar o ensino médio no Colégio Antônio Vieira, Gosula Raja cursou Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Bahia (UFBA), terminando a graduação e fazendo pós-graduação nos Estados Unidos.

Destaco aqui a alegria de ver um vieirense como eu contribuindo de alguma forma para projetos relevantes do setor espacial, somando-se a isso o fato do pai do referido egresso, o Dr. Gosula Narayana Reddy, ter sido professor de Cálculo Avançado do meu pai (também vieirense), no Mestrado em Economia da UFBA.

Parabéns ao Gosula Raja Reddy pelo trabalho e boa sorte ao Ingenuity!

Rui Botelho
(Brazilian Space)

EX-ALUNO DO VIEIRA TEM PARTICIPAÇÃO NO HELICÓPTERO INGENUITY QUE VAI SOBREVOAR MARTE


Atualmente morando nos Estados Unidos, engenheiro Raja Gosula liderou equipe que construiu parte digital do chip usado no drone da NASA


Ex-aluno do Colégio Antônio Vieira, o engenheiro Raja Gosula vem sendo notícia esta semana na imprensa baiana. É que, nos próximos dias, a NASA deve realizar o tão esperado primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte. O helicóptero – na verdade, um drone de 1,8 kg – contém um chip, cuja parte digital responsável pelo gerenciamento de potência do equipamento, foi desenvolvida por uma equipe de dez engenheiros liderada por Raja, quando ele ainda trabalhava na empresa Qualcomm, há mais de seis anos. 

Raja explica que o chip foi originalmente projetado para o gerenciamento de potência em celulares, mas que, posteriormente, quando a Qualcomm decidiu entrar no mercado de drones, ele passou a ser usado no kit de robótica dos equipamentos. “O sucesso do chip nos celulares o ajudou a ser escolhido para o kit de robótica, sendo comercializado, inclusive, para a JPL (Jet Propulsion Laboratory)/NASA que escolheu construir o Ingenuity a partir dessa placa”, conta. 

“Sempre me sinto com sorte quando os projetos em que trabalho terminam em produtos vendidos aos milhões em todo o mundo. Saber que os circuitos que projetei estão funcionando, sob o capô, em todos os lugares é o orgulho da Engenharia. Mas saber que eles estão trabalhando em Marte é uma coisa de outro mundo!”, diz o nosso ex-aluno. Atualmente, Raja trabalha na empresa Cisco Systems, em San Diego, na Califórnia, desenvolvendo circuitos digitais para processamento de sinais de produtos de fotônica de silício, usada em redes de comunicações de fibra ótica.

Engenheiro e ex-aluno do Vieira, Raja liderou equipe que desenvolveu parte digital do chip do drone que fará voo em Marte

RAJA NO VIEIRA 

Venkata Rajasekhara Gosula, mais conhecido como Raja Gosula, é indiano e veio morar com a família em Salvador quando tinha seis anos. Estudou no Vieira parte do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio (de 1974 a 1980). Depois, ingressou na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde cursou Engenharia Elétrica, concluindo a graduação e cursos de pós-graduação nos Estados Unidos, onde mora até hoje. Os pais e o irmão, que também estudou no Vieira, continuam morando na capital baiana. 

Quem estudou com Raja bem lembra que ele era considerado um dos “tubarões do Padre Ugo (Meregalli)”. Referência em Educação, o jesuíta foi professor de Matemática de Raja no Vieira. “Uma das maiores influências acadêmicas da minha vida”, como frisa. Confira abaixo a foto da carteirinha de estudante de Raja, quando ele cursava a então 8ª série!


Parabéns ao nosso querido Raja! Ele e outros tantos ex-alunos que fazem sucesso em suas profissões na Bahia e em todo o mundo (e agora também em Marte!) são sempre motivo de alegria para o nosso Colégio. Com projeto pedagógico sempre ressignificado para o tempo presente, nossos princípios jesuítas de formação integral renovam-se a cada ano, preparando nossos alunos para grandes voos! 

Vieira 110 anos – Nossos corações mais unidos do que nunca! 

Fotos: divulgação e acervo pessoal


Comentários

  1. Que gratificante. Mas por outro lado é mais um que formamos e que, por falta de oportunidade entre nós, foi trabalhar no exterior.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Rui Botelho!

    Sensacional notícia, também fui aluno do Colégio Antônio Vieira por dois anos no ensino médio, um grande colégio de ensino marcante para sociedade baiana. Parabenizo o senhor por trazer esta notícia aos leitores do BS e mais ainda, ao Eng. Gosula Raja Reddy por este grande feito que agora registrará o seu nome nos livros que descrevem a história da humanidade. E parabéns ao Colégio Antônio Vieira por mais esta demonstração do grande serviço que vem prestado a educação baiana e brasileira há várias décadas.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário