CLA Reestrutura Novo Posto Médico e Inaugura Instalações Operacionais em Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/01) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) inaugurou nesta quarta-feira (13/01) novas instalações de saúde e operacionais na presença do presidente banana da agencia.

Duda Falcão

Notícias

CLA Reestrutura Novo Posto Médico e Inaugura
Instalações Operacionais em Alcântara

FAB

Fotos: Divulgação/CLA
Presidente da AEB e Diretor Geral do DCTA
inaugurando o Prédio de Segurança do CLA.

Brasília, 15 de janeiro de 2016 - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) inaugurou nesta quarta-feira (13/01), as novas instalações operacionais na área do Setor de Preparação e Lançamento (SPL), previstos na estrutura de segurança do Centro e o novo Posto Médico.

As obras que tiveram início no final do ano de 2013 foram financiadas pela Agência Espacial Brasileira (AEB), principal parceira do CLA, com o propósito de elevar o nível de segurança na área de lançamento e o atendimento a saúde dos servidores e militares do Centro.

Instalações Operacionais e Posto Médico

Prédio do Posto Médico do Centro de Lançamento de Alcântara é uma das obras do Plano Diretor do CLA, permitindo que o efetivo tenha toda a infraestrutura indispensável para suprir necessidades dos militares e seus dependentes. Além de atendimentos a chamadas de emergência e equipamentos de última geração no qual permite  que o CLA possa fazer as inspeções de saúde de seu efetivo em sua própria estrutura, sendo portanto um passo adiante  na independência da Organização.

O novo Posto Médico conta com uma área de: 1219,15m², 4 enfermarias totalizando 12 leitos, sala de microcirurgias, raio-x, atendimento de emergências, 5 consultórios médicos, 2 consultórios odontológicos, laboratório de análises clínicas e alojamentos para equipe de plantão

O Prédio de Segurança ou Prédio de Controle de Preparação é uma construção cuja necessidade reunir todos os profissionais envolvidos em operações de lançamento em uma única área segura e permitindo o controle do acesso às áreas de risco. Contendo 8 salas de trabalho, um auditório para 40 lugares e sala de espera para entrada efetiva no Setor de Lançamento.

O Prédio de Depósito de Propulsores (PDP) infraestrutura necessária ao lançamento do veículo lançador de satélites, é um prédio paiol semi-enterrado em concreto armado para abrigar envelopes propulsores dos foguetes a serem utilizados no CLA, permitindo  o monitoramento em tempo real da situação de cada motor foguete, com análise de temperatura em todo corpo do invólucro.

O PDP apresenta um sistema de rede de contra incêndio, por meio de sprinklers com acionamento por bomba elétrica ou motor a diesel, possui portões preenchidos com lã de rocha, sistema de refrigeração interna. Especialmente projetado para confinar e reduzir os danos ao máximo em caso explosão ou demolição por meio de colapso.

Para o Diretor do CLA, o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, as obras inauguradas são um marco no que se diz respeito a avanço para o CLA, “Essas instalações complementam a infraestrutura organizacional do CLA, ampliando as condições de segurança no cumprimento da missão do Centro.”

O evento contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Ciência de Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva e do Presidente da AEB, José Raimundo Coelho.

“Hoje estamos inaugurando três elementos fundamentais em nosso programa, esforço coletivo de várias instituições e pessoas. Qualquer iniciativa relacionada à área espacial brasileira, tem que ter como pilar o compromisso com o Programa Espacial Brasileiro.” diz o Presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho.

“As três obras inauguradas são parte de um planejamento bem sucedido, isso só foi possível pelo trabalho dirigente do CLA.” finaliza o Diretor-Geral do DCTA, Tenente Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva.

Novas instalações do Posto Médico do CLA.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários