São José Vai Criar Roteiro Para Turismo Tecnológico

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (18/07) no site do jornal “O VALE”, destacando que Projeto está sendo negociado entre Prefeitura e Estado visando criar um Roteiro Turístico Tecnológico em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

HOME

São José Vai Criar Roteiro
Para Turismo Tecnológico

Projeto está sendo negociado entre prefeitura e Estado;
primeiro roteiro no setor atraiu 90 visitantes

Xandu Alves
São José dos Campos
July 18, 2015 - 00:29

Foto: Alan Collet
O secretário adjunto de Turismo do Estado, José Roberto Cunha.

São José dos Campos terá até o final do ano o primeiro roteiro de turismo específico para o setor tecnológico do Estado, com visitas monitoradas em órgãos públicos e privados da cidade.

Para tanto, a Secretaria de Estado do Turismo e a prefeitura estudam detalhes da operação e a melhor forma de atrair visitantes, além de incluir opções culturais ao plano turístico.

Entre as opções, os visitantes poderão conhecer instituições como ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e o Parque Tecnológico. Visitas à Embraer também poderão fazer parte do pacote, mas isso dependerá de negociação com a companhia.

Segundo o secretário adjunto de Turismo do Estado, José Roberto Cunha, que esteve ontem em São José, a meta é fomentar o turismo e o setor tecnológico por meio dos roteiros de visitação.

Os alvos serão estudantes de ensino médio, universitários e empreendedores que serão atraídos para conhecerem o desenvolvimento tecnológico na cidade, considerado um dos principais polos de inovação do país.

“Estamos discutindo como o Estado pode ajudar a prefeitura a aproveitar ainda mais o potencial turístico que o polo tecnológico da cidade possui, para atrair visitantes de todo o país”, disse Cunha.

Piloto - No primeiro semestre, a empresa de turismo Graffit, de São Paulo, que é parceira do governo estadual na empreitada em São José, realizou um projeto piloto de roteiro turístico-tecnológico na cidade, com um grupo de 90 visitantes.

Segundo o proprietário da empresa, Carlos Silvério, a viagem foi um sucesso e a cidade tem demanda para atrair novos grupos.

Ele não soube apontar a quantidade de turistas que poderiam percorrer o roteiro, mas acredita que novos grupos virão até o final do ano.

“É um turismo em roteiros segmentados que é muito comum na Europa, e que começamos a desenvolver no país”.

Talentos - Para Sebastião Cavali, secretário de Desenvolvimento Econômico de São José, a meta do roteiro é também atrair talentos para o segmento tecnológico da cidade.
“Estamos perdendo competitividade para outros países, temos que estimular talentos brasileiros a querer ser cientistas e empreendedores”.

Saiba Mais

Roteiro

São José terá até o final deste ano o primeiro roteiro de turismo tecnológico do Estado

Organização

A novidade vem sendo estudada entre a Secretaria de Estado do Turismo e a prefeitura

Órgãos

Entrariam no roteiro órgãos como o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o Parque Tecnológico

Visitantes

A proposta é atrair para a cidade estudantes de ensino médio, universitários e empreendedores interessados em conhecer o roteiro tecnológico

Talentos

Além de visitantes, outra proposta é despertar o interesse de talentos em inovação para se estabelecer na cidade


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 18/07/2015

Comentário: Não resta dúvida que esta ideia é boa, mas com atual mentalidade pública e política será que o interesse dessa gente com esta iniciativa é mesmo o que está sendo propagado? A iniciativa será conduzida com seriedade, competência e com o firme proposito de só atingir o objetivo que está sendo propagado? Difícil de acreditar nisso, mas enfim....

Comentários

  1. "a meta do roteiro é também atrair talentos para o segmento tecnológico da cidade" E qual a oportunidade de trabalho que um talento tem para atuar no setor tecnológico? Fico P da vida quando escuto falarem que estamos perdendo talentos para o exterior e precisamos atrair porém não se tem nenhuma oportunidade, voltei do doutorado na Alemanha em 2013 moro em São José e até agora não teve nenhuma oportunidade, não tem concursos, os institutos de São José como INPE e DCTA a tempos sofrem com aposentadorias e falta de reposição de pessoal e com baixos orçamentos. A ciência não é profissão regulamentada no Brasil e por isso não se pode contratar um cientista, apenas através de concursos. Então querem atrais jovens para a ciencia para não terem oportunidades depois? Qual a oportunidade que oferecem para quem quer ficar aqui no Brasil como eu? Por sorte estou em um projeto do LNA por ideia e iniciativa minha e tenho uma bolsa PCI isso está certo? Viver de bolsa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário