Ministro Wagner Visita Organizações Militares da Força Aérea Brasileira em Natal

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado dia (15/07) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Ministro da Defesa, Jorge Wagner, visitou as instalações militares da FAB no Rio Grande do Norte, ai incluindo o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Duda Falcão

Ministro Wagner Visita Organizações
Militares da Força Aérea Brasileira em Natal

Por Marina Rocha (Ascom)
Ministro de Defesa
61 3312-4071

Natal (RN), 15/7/2015 – Durante a manhã desta quarta-feira (15), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, conheceu algumas organizações militares da Aeronáutica, localizadas em Natal (RN). Na ocasião, passou pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e pela Base Aérea, além de ter visitado unidades sediadas da Força. A visita foi acompanhada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato.

Fotos: Tereza Sobreira
Ministro da Defesa visita o Centro de Lançamento da
Barreira do Inferno (CLBI) em Natal (RN).

Logo nas primeiras horas do dia, Wagner percorreu a Barreira e assistiu palestra do diretor do CLBI, coronel Maurício Lima de Alcântara. O Centro é responsável por lançar e rastrear foguetes. É referência nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação e, até 2016, está certificado com o ISO 9001 de qualidade.

Na ocasião, o coronel Alcântara repassou ao ministro e comitiva dados referentes ao número de lançamentos realizados no local. De 1965 até 2015 foram 3003, sendo 2443 nacionais e 560 estrangeiros. Ao todo, 357 militares e 71 civis atuam no CLBI. “A gente encara a excelência como conceito-chave do nosso trabalho”, salientou o diretor.

A instituição já realizou o envio de foguetes do Sistema Astros, ademais de drones para testes de mísseis. “Em cooperação com a Universidade de Munique, na Alemanha, fizemos o lançamento de um foguete todo projetado e criado em ambiente universitário. Foi a Operação WARR-EX2”, disse Alcântara.

A Barreira possui importantes acordos e convênios. Desde 1977 tem parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA). Também abriga profissionais do Projeto Tamar, de preservação de tartarugas marinhas. Além disso, desenvolve o programa AEB Escola, em conjunto com a Agência Espacial Brasileira, onde são ministradas aulas sobre astronomia e astronáutica para professores – cujos conhecimentos poderão ser disseminados.

O diretor do CLBI anunciou, ainda, a ideia de desenvolver um lançador hipersônico. Como a tecnologia utiliza-se de onda sônica, é alimentada por combustível e poderá atingir velocidades maiores.

Base Aérea

Na Base Aérea de Natal (BANT), Jaques Wagner participou de formatura. Em seu discurso, o comandante da BANT, tenente-coronel Antonio Santoro, destacou a criação de sua instituição em plena “Segunda Grande Guerra”, na data de 2 de março de 1942.

Ministro Wagner assiste encerramento do evento,
com desfile da tropa em continência.

Após fazer breve relato histórico sobre a unidade militar, enfatizou que “decorridos 73 anos desde sua ativação, a Base Aérea de Natal consolidou-se no firme propósito de formar operacionalmente os aspirantes da Força Aérea, instruindo-os para o combate”. A formatura foi encerrada com desfile da tropa em continência ao ministro.

A BANT engloba seis grandes organizações ligadas à Aeronáutica e tem como missão prover apoio aos demais quartéis da região. O comandante da 1ª Força Aérea (FAE), brigadeiro Hudson Potiguara, contou que na FAE é ministrado programa de especialização operacional para pilotos e controladores de voo.


Atualmente, os aspirantes aviadores da Força passam um ano em Natal para aperfeiçoamento e habilitação em piloto de caça, transporte e patrulha, e helicópteros.

Depois de visitar todas as instalações e grupamentos da Base, Jaques Wagner voou em um A-29 Super Tucano. A aeronave é um turbo hélice usado para o monitoramento das fronteiras do país.

Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários

  1. o Ministro Jaques Wagner , se não foi no passado , deve ter alguém da família nas Forças Armada, e digo mais , ele tem potencial de ser o próximo Presidente da República, ele me lembra o Eduardo Campos

    ResponderExcluir
  2. Oi duda! Tem um bom tempo que eu não venho no blog (ultimamente tenho lido + as postagens do facebook) mas acabei lendo este artigo: http://www.defesabr.com/blog/index.php/29/06/2015/conheca-as-tecnologias-transferidas-para-a-industria-pelo-programa-espacial-brasileiro/ e se vc ainda n postou ele, achei mt interessante! fica a indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tassio!

      Já postei sim esta noticia anteriormente no Blog. Se você só tem ido a página do Blog no Facebook, você não deve está muito informado sobre o que está acontecendo, pois as principais notícias são postadas aqui no Blog. Está era uma das razões porque inicialmente eu não queria criar a página no Facebook. Enfim...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)
    .
    hoje eu tive acesso a imagens com GPS dos Centro de Lançamento de Alcântara e do CLBI , e constatei que as duas Bases estão ampliando suas instalações, em relação ao CLA , a imagem demonstra que é relativo ao VLS-ALFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Realmente em ambos centros estão sendo feitas obras de melhoramento e construção de novas instalações de apoio, mas quanto ao CLA nenhuma delas é diretamente relativa ao VLS-ALFA, e sim mais direcionadas para atender ao VLS-1 e VLM-1, mas que poderão atender indiretamente ao ALFA no futuro, caso realmente o mesmo saia do papel.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário