Setor Privado Desenvolve Projeto Hipersônico Para a Área de Defesa do País - Parte 2

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Vocês se lembram da breve nota intitulada "Setor Privado Desenvolve Projeto Hipersônico para a Área de Defesa do País", publicada por mim no BS no dia 11 de junho deste ano?
 
Na sequência, durante nossa coluna Espaço Semanal, exibida em 13 de junho (veja abaixo), voltamos a tratar do assunto, destacando que em breve traríamos mais informações sobre esse "projeto impactante" — nas palavras do Prof. Rui Botelho — conforme promessa feita por um dos envolvidos.
 
 
No entanto, caros brasileiros, após aguardarmos exatamente um mês por uma resposta, sem qualquer retorno às informações solicitadas — mesmo após duas tentativas de contato em que solicitamos o envio de um release que esclarecesse à Sociedade Brasileira do que se trata esse projeto — decidimos, por conta própria, realizar uma investigação. Partimos, então, para uma busca detalhada na internet, com o objetivo de reunir o máximo de informações disponíveis sobre esse projeto.
 
Como mencionamos na nota anterior, o projeto em questão, de origem no setor privado nacional, está de fato relacionado ao conhecido Projeto 14-X do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), no âmbito das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Propulsão Hipersônica (INCT-PRO-HYPER). Embora seu foco principal seja a área de defesa, o projeto também visa aplicações nas áreas aeronáutica e espacial.
 
De acordo com nossa pesquisa, o projeto envolve uma ampla rede de colaboração entre universidades, centros de pesquisa e empresas como BRENG, Orbital Engenharia, KVANTUM Technology & Innovation e a conturbada Avibras. A coordenação desse arranjo de instituições está sob a liderança do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), vinculado ao Comando da Aeronáutica (COMAER).
 
Segundo as informações disponíveis, o objetivo é desenvolver um veículo baseado no sistema de Propulsão Hipersônica por Combustão Supersônica (HAP – Hypersonic Airbreathing Propulsion), denominado Veículo Hipersônico Vector 23 (VHV-23). O projeto combina a tecnologia scramjet com um sistema de propulsão a laser, em um ciclo propulsivo híbrido.
 
Concepção Artística do VHV-23 (a aeronave do lado direto da imagem).

O VHV-23 será um demonstrador tecnológico projetado para operar em voo hipersônico a Mach 7, a uma altitude de aproximadamente 30 km, e testará três tecnologias inovadoras:
 
* Tecnologia Waverider: utiliza as ondas de choque geradas durante o voo supersônico/hipersônico para obter sustentação eficiente.
 
* Motor Scramjet: sistema de propulsão hipersônico que realiza a combustão supersônica do hidrogênio, funcionando com altíssima eficiência em velocidades extremas.
 
* Propulsão a Laser: conceito em que o ar é rompido por pulsos de laser, gerando empuxo e acelerando o veículo a velocidades supersônicas e hipersônicas.
 
Por fim, reiteramos o que já havíamos informado anteriormente: segundo o único contato respondido por nossa fonte, o projeto está em andamento, seguindo o cronograma previsto, com o lançamento do modelo de voo estimado para ocorrer dentro de aproximadamente um ano e meio. No momento, está em construção um túnel hipersônico privado, projetado especialmente para apoiar o desenvolvimento do VHV-23.
 
Pois então, essas são, por enquanto, as informações disponíveis. Esperamos em breve poder compartilhar com vocês mais novidades sobre este projeto.
 
Brazilian Space
 
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