ISRO Realiza Com Sucesso Testes a Quente do Sistema de Propulsão da Missão Gaganyaan
Prezados leitores e leitoras do BS!
No dia de ontem (09/07), o portal Business Standard noticiou que o Indian Space Research Organisation (ISRO) realizou com sucesso testes a quente do sistema de propulsão da Missão Gaganyaan. Os testes de curta duração, com 30 segundos e 100 segundos respectivamente, tiveram como objetivo validar a configuração do artigo de teste, informou a a Agência em um comunicado.
(Foto: Reuters)
| A ISRO realizou com sucesso dois testes a quente do Sistema de Propulsão do Módulo de Serviço (SMPS) da Missão Gaganyaan. |
De acordo com a nota do portal, a ISRO conduziu com sucesso dois testes a quente do Sistema de Propulsão do Módulo de Serviço (SMPS) da missão Gaganyaan no Complexo de Propulsão da agência espacial em Mahendragiri, no dia 3 de julho.
Os testes de curta duração, com 30 e 100 segundos, respectivamente, tiveram como objetivo validar a configuração do artigo de teste, segundo informou a ISRO em um comunicado nesta quarta-feira.
"O desempenho geral do sistema de propulsão durante esses testes a quente foi normal, conforme as previsões pré-teste. Durante o teste de 100 segundos, a operação simultânea de todos os propulsores do Sistema de Controle de Reação (RCS), em diferentes modos (estado estacionário e pulsado), juntamente com todos os motores de Apogeu Líquido (LAM), também foi demonstrada com sucesso.
"O Centro de Sistemas de Propulsão Líquida (LPSC) da ISRO está liderando o desenvolvimento tecnológico do SMPS do Gaganyaan. O SMPS é um sistema crítico do Módulo Orbital do Gaganyaan e é necessário tanto para manobras orbitais quanto para cenários específicos de aborto da missão", disse a agência espacial.
Ele é composto por cinco motores de Apogeu Líquido (LAM), cada um com empuxo de 440 N, e 16 propulsores do Sistema de Controle de Reação (RCS), cada um com empuxo de 100 N. Para simular as condições do sistema de propulsão mais próximas das condições reais de voo, o artigo de teste do SMPS para esses testes a quente incorporou melhorias com base na experiência obtida em testes anteriores.
"Com a confiança adquirida por meio desses testes a quente, a ISRO realizará em breve um teste a quente de duração total", afirmou o comunicado.
Segundo a ISRO, o programa Gaganyaan tem como objetivo demonstrar a capacidade da Índia de lançar uma espaçonave tripulada para a órbita baixa da Terra, e a experiência e o conhecimento adquiridos com essa missão serão cruciais para seu sucesso.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário