Açores Reforçam Aposta no Setor Espacial Com Mais Empresas e Rede de Professores
Prezados leitores e leitoras do BS!
© GRA | Foto: SRAPC | PE
No dia de ontem 18/07, o jornal digital português PRAIA EXPRESSO informou que o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, destacou nesta quinta-feira, 17 de julho, o papel estratégico da educação e da qualificação no desenvolvimento do setor espacial nos Açores, durante a apresentação de ”workshops” da rede Azores Space Teachers Network (ASTN), na Lagoa.
De acordo com a nota do jornal, o encontro, que decorreu entre quarta e quinta-feira, integra-se no plano de atividades da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço) e reuniu docentes de todas as ilhas do arquipélago para formação e partilha de experiências no domínio da educação para o espaço.
Segundo nota de imprensa divulgada esta quinta-feira pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão valorizou a iniciativa como um “local de debate e conhecimento” e destacou a importância da “massa crítica” no setor espacial:
“Não é só a nossa localização e ambição política, é importante ter esta massa crítica para dar resposta a estas necessidades e às empresas que aqui se instalam”, afirmou o governante.
Atualmente, estão já instaladas sete empresas do setor aerospacial na Região, sendo esperada a chegada de mais duas até ao final do ano. Para Estêvão, esta dinâmica contribui para a diversificação da economia regional:
“Há empregos que estão diretamente ligados ao setor e depois há todos os outros ligados a setores adjacentes”, referiu.
Embora reconheça a centralidade da ilha de Santa Maria no domínio espacial, o Secretário Regional salientou que o objetivo passa por envolver todas as ilhas nos projetos e iniciativas ligadas ao Espaço.
A Azores Space Teachers Network (ASTN) é uma rede regional de cooperação e partilha composta por 114 docentes de todos os ciclos de ensino, incluindo o ensino profissional. Criada em 2022, visa promover um fórum de debate e aplicação de projetos curriculares e extracurriculares com o Espaço como contexto de aprendizagem. A participação está aberta a toda a comunidade docente.
A aposta da Região no setor continuará nos próximos meses. Em setembro, a ilha de Santa Maria acolherá a iniciativa “Astronauta por um Dia”, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, que proporcionará a 30 estudantes um voo de gravidade zero. Já em outubro, os Açores serão palco da quarta edição do Simpósio Europeu das Regiões NEREUS, dedicado às tecnologias espaciais.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário