A Startup BRENG Engenharia Recebe do Ministério da Defesa (MD) o Credenciamento Oficial Como Empresa Estratégica de Defesa (EED)
Caros leitores e leitoras do BS!
Ontem, dia 28 de julho, a startup espacial brasileira BRENG Engenharia e Tecnologia LTDA — membra fundadora da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB) — anunciou em sua página no LinkedIn que foi oficialmente credenciada pelo Ministério da Defesa (MD) como Empresa Estratégica de Defesa (EED), em decisão datada de 5 de dezembro de 2024. Além disso, algumas de suas soluções também foram classificadas como Produtos Estratégicos de Defesa (PED).
Segundo comunicado da empresa, o credenciamento foi concedido com base nos critérios estabelecidos pela Lei nº 12.598/2012, após a comprovação de que a BRENG atende aos requisitos exigidos para essa designação.
Entre os produtos avaliados estão o Sistema de Propulsão Hipersônica Aspirada – VECTOR (anteriormente citado em publicações do BS — relembre aqui e aqui) e os Subsistemas para Veículo Lançador de Micro e Nano Satélites (VLR-AKR) — este último afetado pelo cancelamento do contrato com a FINEP, o que como sabemos, interrompeu seu desenvolvimento.
Com este reconhecimento, a BRENG passa a integrar oficialmente a Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil, consolidando sua posição como um importante player no setor aeroespacial e de defesa nacional.
Aproveitamos para estender nossos agradecimentos ao amigo e membro do Canal do BS, Carlos Cássio Oliveira — fogueteiro pioneiro no Brasil e presidente do Centro Experimental de Foguetes da Bahia (CEFAB) — pelo envio desta notícia.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!




Comentários
Postar um comentário