AV Revela Skyfall: Conceito Futurista de Helicópteros de Próxima Geração para Exploração de Marte e Preparação Para o Pouso Humano
Prezados leitores e leitoras do BS!
Fonte: AeroVironment, Inc. (“AV”)
No dia de ontem (24/07), o site da empresa estadunidense AeroVironment, Inc. (“AV”) (NASDAQ: AVAV), líder global em sistemas autônomos inteligentes e multidomínio, revelou a sua proposta Skyfall — um possível conceito de missão futura para helicópteros de próxima geração em Marte, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. O objetivo é abrir caminho para o pouso humano em Marte por meio da exploração aérea autônoma. O conceito está fortemente focado em entregar rapidamente uma solução acessível e tecnicamente madura para a exploração ampliada de Marte, com lançamento previsto para 2028.
O Skyfall foi projetado para implantar seis helicópteros de reconhecimento em Marte, que explorariam diversos locais já selecionados pela NASA e pela indústria como os principais candidatos para o pouso dos primeiros astronautas americanos em solo marciano. Durante a exploração, cada helicóptero pode operar de forma independente, transmitindo imagens de alta resolução da superfície e dados de radar subterrâneo para a Terra, ajudando a garantir pousos seguros em áreas com máxima presença de água, gelo e outros recursos. Os dados coletados pelo Skyfall também podem contribuir para a busca por evidências de que Marte já foi habitável.
Este conceito seria o primeiro a utilizar a “Manobra Skyfall” — uma técnica inovadora de entrada, descida e pouso em que os seis helicópteros são liberados de sua cápsula de entrada durante a descida na atmosfera marciana. Ao voar até a superfície de Marte com sua própria propulsão, o Skyfall elimina a necessidade de uma plataforma de pouso — tradicionalmente um dos elementos mais caros, complexos e arriscados de qualquer missão marciana.
Esse novo conceito de helicóptero para Marte aproveita o sucesso prévio da AV e do JPL como co-desenvolvedores do programa Ingenuity Mars Helicopter, que foi executado dentro do prazo e orçamento, e realizou 72 voos históricos na Cratera Jezero de Marte em menos de três anos — superando as metas de voo em mais de 14 vezes e as metas de longevidade em mais de 32 vezes. Fiel ao seu nome, o Ingenuity demonstrou a inovação americana e a superioridade espacial ao realizar o primeiro voo motorizado em outro planeta, introduzindo velocidade e capacidade de coleta de dados por operações aéreas no Planeta Vermelho.
“O Skyfall oferece uma abordagem revolucionária para a exploração de Marte, mais rápida e acessível do que qualquer coisa feita antes”, disse William Pomerantz, chefe de empreendimentos espaciais da AV. “Graças a uma verdadeira parceria entre indústria e governo, estamos expandindo o sucesso sem precedentes do Ingenuity. Com seis helicópteros, o Skyfall oferece uma solução de baixo custo que multiplica a área explorada, os dados coletados e as pesquisas científicas realizadas — aproximando significativamente as primeiras pegadas humanas em Marte.”
O Skyfall se baseia na experiência da AV em sistemas autônomos multidomínio e nas capacidades comprovadas durante o programa Ingenuity, incluindo estruturas leves de aeronaves adequadas à fina atmosfera de Marte. Como parte da parceria público-privada, o JPL planeja transferir alguns componentes do Ingenuity para a AV para a nova missão, comercializando muitos dos sistemas de aviônica, softwares de voo e técnicas de modelagem já testados em Marte.
“O Ingenuity tornou os Estados Unidos o primeiro e único país a realizar voo motorizado em outro planeta. O Skyfall dá continuidade a essa promessa, fornecendo dados detalhados e acionáveis a partir de uma perspectiva aérea, que serão úteis tanto para o planejamento de missões tripuladas futuras quanto para a comunidade científica na busca por sinais de vida passada em Marte”, disse Trace Stevenson, presidente de Sistemas Autônomos da AV. “Do solo ao ar, ao mar e agora ao espaço, nossa frota de sistemas não tripulados está consolidando a liderança dos EUA em drones em todos os domínios e inspirando a próxima geração de cientistas, engenheiros e exploradores americanos — garantindo que essa liderança persista por gerações.”
Tanto o Ingenuity quanto o conceito Skyfall fazem parte do portfólio AV_Space, que abrange ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), tecnologias e cargas úteis espaciais, e operações espaciais. A AV é líder em comunicação a laser de longa distância, oferecendo terminais de comunicação baseados no espaço que são mais rápidos, seguros e consomem menos energia do que os sistemas tradicionais. As capacidades avançadas da AV em vigilância, coleta de dados e análise rápida aumentam a consciência situacional dos clientes em diversos domínios e garantem a superioridade espacial dos EUA. Com suas antenas terrestres BADGER e WASP de matriz em fase, a AV está modernizando e simplificando as operações de missão, ao mesmo tempo em que expande rapidamente o controle de satélites para missões complexas de SATCOM, telemetria e guerra eletrônica.
Com o objetivo da NASA de lançar missões inspiradoras a Marte durante janelas favoráveis de alinhamento planetário, a AV já iniciou investimentos internos e coordenação com o JPL da NASA para viabilizar um possível lançamento em 2028.
Aproveitamos para agradecer ao amigo e membro do Canal do BS, Carlos Cássio Oliveira — fogueteiro pioneiro no Brasil e presidente do Centro Experimental de Foguetes Aeroespacial da Bahia (CEFAB) — pelo envio dessa importante informação.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário