Possível Impacto em Saturno: Astrônomos Pedem Ajuda Após Vídeo Mostrar Objeto Atingindo o Gigante Gasoso
Caros leitores e leitoras do BS!
Credito: NASA
No dia de ontem (07/07) o portal IFLScience divulgou que no dia 5 de julho, entre 9h e 9h15 UTC, algo pode ter colidido com o Planeta Saturno. Se confirmado, será o primeiro impacto já registrado em vídeo no planeta.
De acordo com a nota do portal, astrônomos do Planetary Virtual Observatory and Laboratory (PVOL) estão pedindo apoio da comunidade científica após uma impressionante imagem capturada por Mario Rana, da NASA, aparentemente mostrar um objeto atingindo Saturno.
Assim como Júpiter, Saturno é um gigante gasoso, cuja imensa massa naturalmente atrai diversos objetos do espaço. No entanto, diferentemente dos planetas rochosos, onde colisões costumam deixar crateras visíveis, os impactos em gigantes gasosos muitas vezes não deixam marcas perceptíveis. Com camadas externas compostas principalmente por hidrogênio e hélio, qualquer vestígio de impacto pode desaparecer rapidamente.
Estudos anteriores tentaram estimar a frequência desses eventos. Uma pesquisa recente sugeriu que objetos com mais de 1 quilômetro de diâmetro atingem Saturno em média uma vez a cada 3.125 anos (ou 0,0032 vezes por ano). Já colisões com objetos menores são bem mais comuns, como indicam dados da sonda Cassini, que revelou ondulações nos anéis do planeta causadas por pequenos impactos.
"Esses novos dados indicam que a taxa de impactos por pequenas partículas em Saturno é semelhante à da Terra – dois ambientes completamente distintos no Sistema Solar – e isso é fascinante de se observar", explicou Linda Spilker, cientista do projeto Cassini no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em 2013. "Foram os anéis de Saturno, agindo como um detector gigante de meteoroides – com uma área cem vezes maior que a da Terra – aliados à longa missão da Cassini, que nos permitiram estudar isso."
Apesar de milhares de meteoritos atingirem a Terra todos os anos – cerca de 8 mil –, nunca havíamos registrado visualmente um impacto em Saturno. Até agora. No sábado, 5 de julho, Mario Rana pode ter feito exatamente isso, e o registro já foi enviado ao PVOL para análise.
O clarão registrado no lado esquerdo da imagem se assemelha aos flashes de impacto já observados em Júpiter ao longo dos anos. Contudo, a confirmação ainda depende de mais evidências. O PVOL está solicitando que outros astrônomos compartilhem observações feitas na manhã daquele sábado para ajudar a verificar a autenticidade do evento.
"Marc Delcroix relatou um possível impacto em Saturno, registrado em algumas imagens de vídeo feitas por Mario Rana", informou o PVOL. "O possível impacto é muito sutil e ainda não foi confirmado. O breve clarão ocorreu entre 09:00 e 09:15 UT, no dia 5 de julho de 2025. É essencial reunir outras imagens de Saturno feitas nesse mesmo intervalo de tempo."
Astrônomos amadores e profissionais que tenham registros de Saturno nesse período são incentivados a entrar em contato com Delcroix e compartilhar seus dados. Com sorte, em breve teremos mais evidências para confirmar se testemunhamos, pela primeira vez, um impacto direto em Saturno.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários
Postar um comentário