A NASA Selecionou Três Cargas Científicas Para Rover de Exploração Lunar do Programa Artemis

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de ontem (14/07), o portal Space Daily noticiou que a NASA escolheu três instrumentos científicos para apoiar a exploração lunar da Missão Artemis, designando dois para uso no próximo Veículo de Terreno Lunar (LTV) e reservando um para uma futura missão em órbita da Lua.
 
De acordo com a nota do portal, o LTV, parte da campanha Artemis da NASA, será o primeiro rover tripulado a operar na superfície lunar em mais de cinco décadas. Projetado para transportar dois astronautas ou operar remotamente, o veículo tem como objetivo apoiar amplos objetivos científicos e ampliar as capacidades de exploração da região do polo sul da Lua.
 
"O Veículo de Terreno Lunar Artemis levará a humanidade mais longe do que nunca pela fronteira lunar em uma jornada épica de exploração e descoberta científica", disse Nicky Fox, administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA. "Ao combinar o melhor da exploração humana e robótica, os instrumentos científicos selecionados para o LTV farão descobertas que nos informarão sobre o vizinho mais próximo da Terra, além de beneficiar a saúde e segurança dos nossos astronautas e espaçonaves na Lua."
 
Um dos instrumentos selecionados, o Espectrômetro de Reflectância e Emissão Infravermelho Artemis (AIRES), irá identificar e mapear minerais lunares e voláteis — elementos que se vaporizam facilmente, como água e amônia. Liderada por Phil Christensen, da Universidade Estadual do Arizona, a equipe do AIRES sobreporá dados espectrais a imagens visuais para examinar tanto características detalhadas quanto o terreno panorâmico.
 
O segundo instrumento, o Espectrômetro Ativo-Passivo de Micro-ondas Lunar (L-MAPS), combina espectrometria com radar de penetração no solo para analisar o subsolo lunar. Capaz de sondar mais de 40 metros de profundidade, o L-MAPS investigará estruturas subterrâneas, características térmicas e possíveis depósitos de gelo. O projeto é liderado por Matthew Siegler, da Universidade do Havaí em Manoa.
 
Juntos, esses instrumentos fornecerão conjuntos de dados complementares que revelarão a composição da superfície, possíveis reservas de gelo e mudanças no ambiente lunar ao longo do tempo — informações críticas para a atividade humana e exploração de longo prazo.
 
A NASA também selecionou o Espectrômetro de Imagem Ultracompacto para a Lua (UCIS-Moon) para um futuro envio orbital. Desenvolvido sob a liderança de Abigail Fraeman, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, o UCIS-Moon fornecerá imagens de alta resolução da água na superfície, conteúdo mineral e propriedades termofísicas. A perspectiva global do instrumento oferecerá contexto regional para os achados do LTV e orientará os esforços de coleta de amostras pelos astronautas.
 
"Juntos, esses três instrumentos científicos farão avanços significativos na resposta a questões-chave sobre quais minerais e voláteis estão presentes na superfície e abaixo dela na Lua", disse Joel Kearns, administrador associado adjunto de Exploração da Diretoria de Missões Científicas da NASA. "Com esses instrumentos embarcados no LTV e em órbita, poderemos caracterizar a superfície não apenas onde os astronautas exploram, mas também em toda a região do polo sul da Lua, oferecendo oportunidades empolgantes de descoberta científica e exploração por muitos anos."
 
A NASA concluiu revisões preliminares de projeto com os fornecedores do LTV — Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab — para confirmar que os projetos propostos de rover estão alinhados com os requisitos da missão. A seleção para a missão de demonstração do LTV está prevista para o final de 2025.
 
Por meio da missão Artemis, a NASA busca atingir objetivos científicos prioritários através da exploração humana direta e de recursos robóticos, com o objetivo de longo prazo de preparar missões tripuladas para Marte.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários