As Provas Inequívocas da 'Missão Indiana Chandrayaan-2' do Homem na Lua, e a Frustração do Prof. Rui Botelho Com o Nosso 'Patinho Feio'

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Trago à tona um tema que insiste em permanecer em pauta, graças à teimosa e infundada insistência de pessoas desocupadas que continuam criando e disseminando teorias da conspiração nas redes sociais — em especial, a ideia absurda de que a ida do homem à Lua teria sido uma farsa.
 
Como nosso compromisso é com a divulgação científica e o combate às falácias, narrativas distorcidas e teorias sem fundamento, trago agora uma prova inequívoca apresentada em 2021 — e, importante frisar, por um país que não teve nenhuma participação nas missões Apollo dos EUA.
 
Refiro-me à Missão Chandrayaan-2, da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), que em abril de 2021 sobrevoou os locais de pouso das Missões Apollo 11 e Apollo 12, a uma altitude de 100 km, e capturou imagens impressionantes dos módulos lunares deixados pela NASA. Como vocês poderão ver nas imagens abaixo, os módulos estão lá. No caso da Apollo 12, até mesmo as pegadas dos astronautas ainda são visíveis.
 

O Professor Rui Botelho, inclusive, compartilhou hoje em nosso "Grupo Brazilian Space - Debate" um áudio com comentários relevantes sobre essa questão.
 

Ele encerrou sua reflexão dizendo:
 
“Essas imagens iniciais são de 2021, mas hoje, ao revê-las, me bateu uma nostalgia... uma nostalgia de algo que poderíamos ter feito, caso não tivéssemos desviado tanto do melhor caminho para o nosso Programa Espacial Brasileiro. Uma nostalgia especulativa, ou talvez uma nostalgia de um futuro alternativo — se é que posso chamá-la assim.”
 
Palavras bastante pertinentes, que expressam bem a frustração diante do descaso das atividades espaciais no Brasil.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários