A Argentina Rumo à Soberania Espacial: O Lançador de Satélites Tronador II Estará Pronto em 2029
Caros leitores e leitoras do BS!
Pois então, sabemos que essa matéria não é exatamente nova — foi publicada originalmente em espanhol no portal infoNativa no último dia 17 de junho pela jornalista argentina Luciana Mazzini Puga. Ainda assim, consideramos relevante compartilhá-la com os entusiastas do BS, dado o conteúdo informativo e o interesse contínuo pelo tema.
Créditos da Imagens: infoNativa
De acordo com a matéria do portal, a empresa espacial argentina VENG anunciou que o lançador Tronador II, que permitirá colocar em órbita satélites entre 500 e 750 kg a uma distância de até 600 km da Terra, estará pronto em 2029. Esse feito posicionará a Argentina entre os dez países do mundo que dominam o ciclo espacial completo.
O projeto contempla não apenas o desenvolvimento do lançador Tronador II-250, mas também o lançamento de seus protótipos TII-70 e TII-150, que serão os modelos utilizados para realizar testes e ensaios dos motores que irão a bordo do veículo final. O lançamento será realizado no Centro Espacial Manuel Belgrano, situado em Bahía Blanca.
O Tronador II faz parte do Projeto Injetor Satelital para Cargas Úteis Leves da CONAE (Comissão Nacional de Atividades Espaciais), que tem como objetivo o desenvolvimento de uma família de veículos lançadores, incluindo o Tronador III. A empresa VENG é a principal contratante e, juntamente com a agência espacial argentina, pequenas e médias empresas e universidades, trabalha no desenvolvimento de tecnologia cem por cento nacional.
Os Testes Que Vêm Pela Frente
Dada a complexidade da tecnologia a ser utilizada, o projeto exige várias provas experimentais até chegar ao lançador final Tronador II-250, que contará com três motores na primeira etapa de lançamento e um na segunda, utilizando oxigênio líquido e querosene como combustível.
Assim, avança-se no desenvolvimento dos protótipos. Com 70 cm de diâmetro, o primeiro a ser lançado será o Tronador II-70, que atingirá cerca de 140 km de altitude e servirá para testar o motor da segunda etapa de voo, com três toneladas de empuxo. O objetivo é experimentar a microgravidade, ou seja, cargas úteis que alcancem uma altura de gravidade relevante. Ele contará com turbobombas para impulsionar o oxigênio líquido e o querosene até o motor de forma rápida e controlada. Já o Tronador II-150, com diâmetro de 1,5 m, permitirá testar o motor da primeira etapa com 30 toneladas de empuxo, também alimentado por turbobombas.
O projeto prevê o lançamento do TII-70 no início de 2026, a partir do Centro Espacial Punta Indio, na plataforma localizada em La Capetina, e espera-se que realize um voo suborbital a 150 quilômetros de altitude. Enquanto isso, os lançamentos do TII-150 e do TII-250 estão previstos para ocorrer a partir do Centro Espacial Manuel Belgrano, em Bahía Blanca.
Além da empresa VENG como contratante principal, o desenvolvimento do lançador Tronador II envolve o trabalho de mais de 50 empresas nacionais e instituições públicas do sistema nacional de ciência e tecnologia da Argentina, como a Universidade Nacional de La Plata e a Universidade Nacional de Mar del Plata, além de pequenas e médias empresas de base tecnológica, como a Valthe Ingeniería, FAdeA, Inoxpla, 2G Composites, INTEMA e Kohlenia.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!


Saludos Duda. Ese es el plazo estimado desde hace tiempo, no es una noticia nueva. Ignoro el impacto que tendrán los recortes presupuestarios.
ResponderExcluir¡Hola Koche!
ExcluirMuchas gracias por tu aportación. Esperemos que los recortes no se conviertan en un obstáculo insalvable.
Saludos desde Brasil.